segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bolo Mousse de Chocolate



Um dos meus bolos recheados preferidos são aqueles todinhos de chocolate, quanto mais melhor. Esse é novidade, pois nunca tinha feito um bolo mousse. Peguei a receita do recheio na comunidade de "Culinária - Receitas" do orkut, umas das tantas maravilhas postadas pela Izabel. Fica um creme bem fofinho e com gosto bem forte de chocolate, uma delícia.

Ingredientes:

Para a massa:
2 ovos
1 copo* (pequeno) de açúcar
1/2 copo (pequeno) de leite
1 copo (pequeno) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para a mousse:
1 pacote de mistura para mousse de chocolate (70 g) - usei da marca "Sol"
250 mL de leite gelado
1 colher (sopa) de açúcar
200 gramas de chocolate derretido
100 gramas de creme de leite

Para a cobertura:
1 caixinha de chantilly pronto
Calda de sorvete para decorar

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater as gemas com o açúcar. Acrescentar os outros ingredientes e bater bem. Por último, bater as claras em neve e acrescentar delicadamente à massa do bolo. Assar numa fôrma redonda de fundo removível (20 cm de diâmetro) em forno médio.

Para a mousse:
Derreta o chocolate e misture com o creme de leite, reserve. Faça a mousse conforme instruções da embalagem (a maioria pede a quantidade de leite e açúcar que descrevi na receita). Misture o creme reservado completamente frio com a mousse, mexa bem e leve para a geladeira até pegar um pouco de consistência.

Para a cobertura:
Bater o chantilly na batedeira (deixar a caixinha previamente no congelador por cerca de 45 minutos) até a consistência desejada.

Para a montagem:
Depois de assado, espere o bolo esfriar completamente. Desenforme e corte em 2 partes. Na própria fôrma onde assou, coloque uma metade e molhe com uma calda de sua preferência (molhei com achocolatado). Espalhe a mousse. Cubra com a outra metade do bolo (também molhada com uma calda) e leve para a geladeira por no mínimo 6 horas. Desenforme e espalhe o chantilly, decore com a calda de sorvete. Sirva gelado.

Dicas:
Para o preparo da mousse, utilizei cerca de 120 gramas de chocolate ao leite o 80 de meio amargo. A receita original da Izabel pedia apenas chocolate meio amargo no preparo, mas aqui gostamos mais das coisas mais docinhas rsrsrs.
Esse bolo não deve ser deixado fora da geladeira por muito tempo, pois a mousse pode começar a derreter, juntamente com o chantilly, dependendo do calor.
O recheio rende muito, dá pra fazer uma receita dupla de massa de bolo e usar a mesma quantidade de mousse para rechear, usando por exemplo uma fôrma de 28 cm de diâmetro. Repare na foto do bolo partido como a camada de recheio ficou alta.
*O copo usado na receita equivale a uma xícara de chá.

10 comentários:

  1. Eu fiz e é uma deliciiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. ótima receita, uma delícia...adorei fazer, melhor ainda saborear!!! Minha família chocólatra amou...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Olá gostaria de saber se esse recheio fica mole mesmo ou fica mais firme depois de ficar na geladeira? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse recheio é mais molinho mesmo, se você montar o bolo dentro da própria forma e desenformar só no outro dia, não vai escorrer do bolo não.

      Excluir
  4. Adorei a receita do mousse ficou ótimo mais o bolo ficou meio borrachudo o que será que fiz de errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa massa de bolo é tipo pão de ló e não leva gordura (manteiga ou óleo), por isso fica mais borrachuda mesmo. Facilita na hora de cortar e rechear. Se você quiser um bolo mais "fofinho", opte por uma receita que leve ou manteiga ou óleo. Atualmente eu estou fazendo bolos de chocolate sempre com essa massa aqui: http://eucomeriaisso.blogspot.com.br/2013/02/bolo-de-chocolate-com-coco.html

      Excluir
  5. Adorei o recheio!!! vou adotar em outros bolos com certeza!!Fiz com o mousse da Yoki que pede 150 ml de leite, na dúvida fiz com 200 ml e não escorreu mesmo não...fiquei com vontade de tentar o de maracujá, com chocolate branco será que fica bom??Obrigada pela receita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maracujá com chocolate, seja ele preto ou branco, dá certo com certeza!
      Um beijo!

      Excluir
  6. Qto vc usou de margarina no bolo, pois não está descrito na receita! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Desculpe a demora para responder, eu estava viajando.
      Esse bolo não leva margarina não. Já arrumei o modo de preparo e obrigada por me avisar.
      Ah! A massa desse bolo fica um pouquinho borrachuda pela falta de gordura. Isso facilita muito para cortar e rechear, mas nem todo mundo gosta. Passei a fazer sempre a mesma massa em todos os meus bolos, que é essa aqui: http://eucomeriaisso.blogspot.com.br/2014/02/bolo-nuvem-de-chocolate.html
      Sempre dá certo!
      Bjs.

      Excluir

Eu comentaria isso!