quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Torta Chilena



Quando morava em São José dos Campos, quase todos os sábados meu marido e eu íamos na doceria de sempre (Haguanaboka) comer um pedaço de torta. 8 meses morando em Belém e até hoje não achei nenhuma que chegasse perto dela, ou também dá Vó Sinhá de Juiz de Fora. Meu marido gostava muito de uma torta tipo mil folhas que faziam lá, chamava Torta Chilena. Eu não sou muito chegada em massa folhada, mas fiz para variar um pouco os doces aqui em casa, e mesmo não sendo muito fã, até que gostei! Claro que não ficou igual à da doceria, mas ficou gostosa.

Ingredientes:

Para a torta:
1 pacote de massa folhada (usei da marca Massa Leve)
1 vidro de geléia de morango
1 lata de leite condensado cozido na pressão por cerca de 35 minutos

Para o marshmallow (cobertura):
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
2 claras

Modo de preparo:

Para a torta:
Com o rolo, abra um pouquinho cada fatia de massa da embalagem, unte uma assadeira com óleo, coloque as massas abertas e leve novamente para a geladeira por cerca de 20 minutos. Asse em forno pré-aquecido até ficar levemente dourada. Faça isso com todas as fatias do pacote (10 fatias ao todo) e reserve. Quando as fatias de massas estiverem frias, pegue uma fôrma (usei uma de bolo inglês) e forre o fundo dela com filme plástico. Corte os pedaços de massa e coloque até cobrir o fundo. Passe uma camada de doce de leite, coloque massa por cima, passe uma camada de geléia. Faça isso até terminar a massa, alternando o recheio com o doce e a geléia. Cubra com filme plástico e deixe algumas horas na geladeira para firmar. Depois de firme, desenforme e coloque a cobertura.

Para o marshmallow:
Leve a água e o açúcar em fogo baixo, sem mexer, até formar uma calda que se pareça com um chiclete. Enquanto isso, bata as claras em neve até ficarem bem firmes. Quando a calda estiver no ponto, vá despejando aos poucos nas claras, sem parar de bater. Bata bem até esfriar um pouco, vai ficar mais firme e brilhante. Se quiser, use gotas de essência de baunilha (eu usei).

Dicas:

A Torta Chilena do Haguanaboka era alta, por isso resolvi cortar a torta ao meio e empilhar as metades logo após desenformar. Por causa disso, a torta ficou pequena.
A geléia usada por eles era de framboesa, mas não encontrei no mercado e substitui pela de morango.
Essa torta também deve ficar muito boa se cobrir com chantilly.
Decorei o marshmallow com um pouquinho doce de leite que estava sobrando, daí o efeito na cobertura.

Um comentário:

Eu comentaria isso!