quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Bolo Dois Amores




Depois de uma semana intensa repleta de planejamentos a respeito da festinha de 2 anos do meu filho, estou de volta! Em breve vou postar no blog o que ainda não apareceu por aqui. Mas resolvi passar na frente este bolo que fez tanto sucesso, e já tem gente pedindo a receita! Parece trabalhoso, mas não é.


Para a massa:
6 ovos
3 colheres (sopa) de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
10 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
1 colher (sopa) cheia de fermento

Para o recheio de chocolate branco:
1 quilo de chocolate branco nobre (usei o laka, da lacta)
2 latas de creme de leite

Para o recheio de chocolate preto:
1 quilo de chocolate ao leite nobre (usei ao leite da lacta)
2 latas de creme de leite

Para a cobertura, montagem e decoração:
2 caixinhas de chantilly
Cerca de 17 chocolates kit-kat
Confeitos variados a gosto (usei 7 variedades: granulado, bolinhas, estrelinhas, amendoim torrado e granulado, mini bis, balinhas de goma e m&m)
Uma fitinha azul para fazer o laço

Modo de preparo:

Para a massa:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, coloque aos poucos e delicadamente a farinha, o chocolate em pó e o fermento (todos peneirados). Despeje numa fôrma retangular funda (mais ou menos 20x30cm), untada e enfarinhada, e leve para assar.

Para o recheio de chocolate branco:
Derreta o chocolate branco, misture o creme de leite e mexa bem até ficar um creme homogêneo. Reserve na geladeira para firmar um pouco (cerca de 30 minutos).

Para o recheio de chocolate preto:
Derreta o chocolate ao leite, misture o creme de leite e mexa bem até ficar um creme homogêneo. Reserve na geladeira para firmar um pouco (cerca de 30 minutos).

Para a cobertura, montagem e decoração:
Quando o bolo estiver assado e frio, corte em 3 partes. Molhe cada uma com uma calda a gosto (leite de coco, leite puro, leite com açúcar, ou uma calda com leite condensado e leite, refrigerante, o que você gostar. Eu molhei apenas com leite.) Forre a própria forma onde o bolo foi assado com um plástico grande, deixe beiradas grandes para fora (depois fica mais fácil para desenformar). Coloque a primeira parte do bolo e o recheio de chocolate branco. Cubra com a outra parte do bolo e então despeje o recheio de chocolate ao leite. Coloque a tampa do bolo por cima, feche as beiradas do plástico e leve para a geladeira até o dia seguinte. Com cuidado, desenforme sobre o prato de servir. Espalhe bastante chantilly batido em ponto firme, passe em todo o bolo. Ao redor, "cole" os kit-kats (de 2 em 2 dá uma boa sustentação) ao redor do bolo. Por cima, nivele com chantilly e espalhe os confeitos formando diagonais. Passe a fitinha dando um laço e leve para a geladeira.

Dicas:

Por favoooooor, não vá usar chocolate vagabundo nesses recheios!!! Depois vai ficar com aquele gosto de vela derretida e aí vão falar que a receita é ruim! Use um bom chocolate! E não só o chocolate, eu sempre falo que todos os ingredientes tem que ser de qualidade. Por exemplo, a marca do fermento faz diferença, a do chocolate em pó, o creme de leite... tudo! Fique sabendo que este é um bolo caro antes de querer economizar no que é fundamental.
Tive um pouquinho mais de trabalho para fazer esse bolo porque minha assadeira era rasa para essa quantidade de massa. Aí fiz assim: assei 2/3 da receita primeiro, e depois o 1/3 restante. Também foi meio complicado para montar dentro dessa assadeira, pois o bolo era mais alto do que a forma. O plástico ajudou muito nessa hora, para que um dos recheios não escorresse.
O bom de fazer um bolo todinho confeitado como esse é que consigo "esconder" os defeitinhos haahahahah

37 comentários:

  1. Parabéns!Lindo seu bolo!

    ResponderExcluir
  2. Karen que delicia, vou levando a receita.

    ResponderExcluir
  3. Karen Parabéns pelo seu bolo, e eu queria saber quantas receita ele tem e o valor dele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :-)
      Olha, essa receita que eu passei no blog foi a receita exata que eu fiz dele (a massa eu precisei assar em partes separadas). Dá um bolo grande depois de montado e confeitado.
      O valor exato eu não me lembro, pois já faz quase 1 ano que fiz esse bolo. Na época, acho que o preço de custo dele ficou em quase 100 reais. O que deixa esse bolo mais caro são os kit-kats que são colados em volta dele, além dos chocolates que estão nos recheios (vai bastante chocolate!)e os confeitos variados de cima. E comprei tudo de qualidade. Se você pretende fazer para venda, faça uma planilha com custos e depois jogue em cima o seu lucro, o aconselhado é no mínimo 50% em cima do valor gasto.

      Excluir
  4. O plástico fica em baixo e dos lados, mas depois? Qdo eu desenformar, consigo tirar o plástico facilmente?
    Amei esse bolo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kristhiane, quando você virar o bolo de "cabeça para baixo" já no prato em que irá servi-lo, o plástico ficará na parte de cima e você poderá puxa-lo, se soltará facilmente. O importante é deixar o bolo na geladeira de um dia para o outro, e na hora de puxar o plástico, faça isso delicadamente.

      Excluir
  5. Ola... se cubrir o bolo com o chantily e colocar os kit kats, eles nao ficarão murchos? quanto tempo eles suportam a umidade? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei ao certo por quanto tempo os kit kats resistem, mas posso dizer com certeza que você os terá bem fresquinhos por 2 dias. Se fosse aquele chocolate bis, eu diria que ele não resistiria nem 1 dia na geladeira porque murcham muito fácil, mas os kit kats aguentam muito bem.

      Excluir
  6. Oi Karen ficou lindo, vc acha que para um menino de 10 anos esse bolo será muito infantil? A fita é para segurar os chocolates, tenho a opção de não coloca-la? Eu posso fazer um dia antes da festa e mante-lo em geladeira o chocolate não ficará esbranquiçado? Obrigada Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, como vai? Não acho o bolo infantil para o menino de 10 anos não! Mas se vc quiser, pode usar menos confeitos no topo para ficar "menos colorido". Tem gente que decora apenas com raspas de chocolate preto e aí fica mais adulto.
      A fita não é para segurar os chocolates, é apenas para enfeitar. Você pode fazer sem ela. Lembre-se de cobrir o bolo com bastante chantilly e grudar bem os chocolates nele.
      Sobre ficar esbranquiçado, eu recomendo que vc confeite o bolo no mesmo dia que for a festa. Foi o que eu fiz por várias razões: o chantilly fica com aspecto quebradiço na geladeira, pois dá uma ressecada; os confeitos (geralmente os do tipo "confetti") ficam todos foscos, perdem a cor; e os chocolates costumam ficar esbranquiçados sim. Mas se forem poucas horas de geladeira, não tem problema. O meu eu fiz pela manhã (terminei por volta das 11h) e a festinha era na parte da tarde, por volta das 16h. Durante esse período, ficou na geladeira e não aconteceu nada.
      Boa sorte! Bjo.

      Excluir
  7. Oi estou com uma super duvida !!!


    Vou fazer este bolo DE 10 Kg mas nao sei quantos saquinhos de kit kat compro ?



    Por favor me ajude !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais as medidas da forma que você vai utilizar? Só pelo peso não consigo nem imaginar! No meu bolo, usei uma assadeira retangular média e gastei 17 chocolates.

      Excluir
  8. Esse bolo dá para quantas pessoas vc tem alguma ideia?? ficou lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela, obrigada! Olha, esse bolo fica enooorme depois de confeitado. Eu diria que serve bem umas 50 pessoas, ou até mais...

      Excluir
  9. Oi querida, achei ótima e super criativa a sua idéia, mas como meu marido não gosta de chantily, será que fica bom subtituir por creme de confeiteiro ou pudim de chocolate de caixinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Olha, creme de confeiteiro deve dar para cobrir um bolo sim (com relação à textura), agora quanto ao pudim não sei lhe dizer porque eu nunca fiz um pudim de caixinha. Tenho um palpite de que o pudim não deve dar certo não... Se o seu marido não gosta de chantilly, você pode tentar um brigadeiro mole, doce de leite, merengue italiano ou até mesmo um glacê. O bom do chantilly, especificamente para esse bolo, é que o deixa mais "suave", já que leva bastante chocolate no recheio e massa. Faz e depois me conta!

      Excluir
  10. Quando voce fala cortar em tres partes...exatamente como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sam, cortar em 3 partes é fazer camadas horizontais da massa do bolo. Vc vai cortar uma vez na horizontal, obtendo uma camada fininha de bolo, e depois vai fazer outro corte na horizontal na parte que ainda não foi fatiada, deixando o bolo dividido em 3 partes (3 camadas). Vc fará 2 cortes na massa e obterá 3 camadas. Se ainda assim não ficou claro, procure no youtube "como cortar o bolo em camadas" que tem vários vídeos explicando. :-)

      Excluir
  11. Lindo bolo ! Uma dúvida, o creme de leite é utilizado com o soro ? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  12. gostei muito amei.........................

    ResponderExcluir
  13. Ola..to começando a fazer bolos e gostaria de saber quantos dias de antecedencia poderia fazer, que tbem faço outros doces p nao correr o risco deixando td p cima da hora ..grata😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crislaine! Bolos é bom fazer com apenas 1 dia de antecedência pq ressecam e ficam duros com rapidez. Eu costumo fazer a massa de manhã, de tarde eu recheio e só no outro dia eu cubro e confeito!

      Excluir
    2. o bolo é pra sábado 7 da noite.. se eu fizer na sexta e deixar so p confeitar no sábado tudo bem?

      Excluir
    3. Pode fazer na sexta e confeitar no sábado sem problemas.

      Excluir
  14. Ola, eu gostaria de saber se o Kit-Kat é do pequeno ou grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não estou enganada sobre o que você considera do grande ou do pequeno (já que no exterior há diferentes kit kats e eu não sei se existem mais tamanhos), eu diria que os do bolo são do grande. Para você ter uma ideia melhor de tamanho, eles são do tamanho daqueles chocolates milkbar que vendem avulso por aí.

      Excluir
  15. Olá!
    Estou planejando a festa dos meus dois meninos e vou fazer esse bolo. O bolo, para ser guardado até o dia seguinte, tem que ser envolvido em plástico, é isso? No lugar do plástico, caso seja, pode ser papel filme? Quanto tempo antes da festa eu devo retirá-lo para confeitar?
    Parabéns pelo bolo lindo!!!!!
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol! Obrigada!
      O plástico é para ajudar a desenformar o bolo. Pode ser papel filme sim. Qualquer plástico serve, papel alumínio também. Eu gosto de forrar a forma com um plástico bem grandão porque além de ajudar a desenformar o bolo, serve também para mantê-lo úmido e evitar o ressecamento na geladeira. O ideal é você deixar para confeitar bem próximo da hora da festa. Se você colocar o bolo já confeitado na geladeira por muito tempo, os chocolates ficam esbranquiçados, o confetti perde a cor viva. O meu ficou umas 2 horas na geladeira apenas. Boa sorte! Um beijo.

      Excluir
  16. Olá Karen, mãos de Fada!
    Fiz esta receita no aniversário da minha filha e ficou simplesmente uma delicia.
    Só mudei o formato, ao invés da assadeira retangular usei uma assadeira redonda grande com fundo removível.
    Parabéns pelas suas receitas, todas são maravilhosas, principalmente os bolos recheados....adorooooooo!!!!!
    Bjusss


    Ivete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivete, obrigada! Espero q vc continue fazendo as receitas!
      Um beijo.

      Excluir
  17. Queria ser convidada pra dia festa!!rsrs pq hj em dia nessas festas de bufet é muito glamour e pouca comida boa... é salgadinho empastado e bolo de chantily pra todo lado!!! A festa do meu filho vou fazer o pao com carne louca... bolo salgado vai ter salgadinho também... mas é do tipo gostoso... rsrs e o bolo kit kat.. obgada por compartilhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina, concordo com vc, infelizmente hj em dia preza-se muito a aparência e esquecem do sabor. Boas mesmo eram as festas dos anos 80 e 90, não é? Boa sorte na festa do filho, esse ano vou fazer uma para o meu também. beijos.

      Excluir
  18. Respostas
    1. Passa de 3 quilos! Acredito que o bolo todo, já confeitado, deve ter chegado aos 4 quilos e meio, mais ou menos.

      Excluir

Eu comentaria isso!