quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Pão de queijo (feito com manteiga)


 Se você fizer uma busca de receita de pão de queijo aqui no blog, vai achar umas 5, sem contar os biscoitos/bolos e outros similares. Já fiz pão de queijo com batata, pão de queijo de 3 ingredientes, pão de queijo com vários queijos, etc. Estou sempre testando uma receita nova, mas dessa vez acho que encontrei minha preferida. Testando receitas com descarte de levain, achei e adaptei essa receita simples, fácil e que fica pronta rapidinho. Leva manteiga ao invés de óleo como nas receitas tradicionais. Acho que isso é um diferencial.


Ingredientes:

1 xícara (chá) de polvilho azedo (ou 3/4 xícara de polvilho azedo + 1/4 xícara de polvilho doce*)

1/2 xícara (chá) de queijo curado ralado (ralo grosso) - aperte bem na xícara para caber mais :-D

1/4 xícara (chá) de manteiga sem sal (deixe amolecer para ficar fácil de medir)

1 ovo grande

1/2 xícara (chá) de leite

Sal a gosto


Modo de preparo:

Eu uso a batedeira planetária porque acho mais fácil, mas você pode fazer na mão que dá certo também. Antes de tudo, preaqueça o forno a 200º. Na tigela da batedeira com a pá raquete, coloque o polvilho e uma boa pitada de sal. Misture. Ferva juntos a manteiga e o leite e jogue a mistura fervente por cima do polvilho, para escaldá-lo. Ligue a batedeira e deixe até formar uma massa meio gelatinosa (se estiver fazendo sem batedeira, use uma colher no começo porque a mistura vai estar bem quente. É necessário envolver bem o polvilho, ele deve formar uma massinha floculada). Desligue a batedeira e envolva o queijo com as mãos. Junte o ovo e bata até ficar homogêneo e bem envolvido. A massa fica levemente pegajosa. Faça bolinhas com as mãos levemente untadas com óleo e disponha numa assadeira untada, ou forrada com tapete de silicone ou papel antiaderente. Asse até os pães ficarem dourados.


Dicas:

O queijo precisa ser desses mais duros. Caso você não encontre um bom queijo canastra ou queijo curado, use um bom parmesão.

A quantidade de sal que você vai usar vai depender do tipo de queijo que você estiver usando.

Essa receita rende 10-12 pães (depende do tamanho que você vai fazer). Pode dobrar a receita se quiser uma quantidade maior.

Nessa receita, uso a xícara medidora universal, aquela de inox com as medidas padrão. Acho imprescindível na cozinha.

* Sobre o uso de polvilho doce / azedo: fazendo somente com polvilho azedo, o pão crescerá um pouquinho mais, ficará mais crocante por fora e mais oco por dentro. Colocando uma pequena quantidade de polvilho doce junto com o polvilho azedo (conforme indiquei na descrição dos ingredientes acima - 1/4 x de polvilho doce e 3/4 x de polvilho azedo), você terá um pão de queijo menos oco e mais fofinho por dentro. Como a quantidade de polvilho doce é pequena, o pão não fica massudo e puxento, é só apenas mais uma texturinha por dentro. Eu prefiro usar a mistura dos dois polvilhos.

2 comentários:

Eu comentaria isso!