quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Talharim à Carbonara em Uma Panela Só


Fazer macarrão é muito fácil, mas suja a panela do molho + panela do cozimento + escorredor, no mínimo. E se eu te contar que dá para fazer um macarrão muito bom usando uma panela só? O tradicional e difundido carbonara é a estrela desse prato absurdamente fácil.
Fonte: Panelinha

Ingredientes:

200 gramas de talharim (o número de ninhos depende da marca porque os tamanhos variam, eu usei 8)
140 gramas (1/2 xícara de chá) de bacon picado em cubos
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 e 1/2 xícara (chá) de água
Sal e pimenta a gosto
2 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora (e de excelente qualidade!)

Modo de preparo:

Em uma panela larga e de fundo grosso, doure o bacon, mexendo sempre. Se houver excesso de gordura no final do processo, retire e deixe na panela o equivalente a 1 colher de sopa. Junte o vinho e raspe bem o fundo da panela com uma colher de pau. Em seguida, coloque o macarrão e a água, tempere com sal e pimenta. Vá mexendo delicadamente com um garfo, tentando soltar os ninhos. Vai ficando mais fácil enquanto o cozimento vai acelerando. Macarrão todo soltinho e água fervendo, é hora de abaixar o fogo e deixar cozinhar com a panela tampada, mexendo ocasionalmente para desgrudar e verificar se a água não secou completamente (é necessário ficar um caldinho na panela, se estiver querendo ficar seco, coloque mais água). Enquanto a massa cozinha, misture os ovos com o parmesão ralado e reserve. Prove o macarrão e se estiver al dente, desligue. Imediatamente, junte a mistura de ovos com queijo, mexendo vigorosamente. Coloque sobre o prato de servir, decore com pimenta e lascas de parmesão.

Dicas:

O tempo de cozimento da massa, assim como a quantidade exata de água usada para preparar essa receita vai depender da marca do macarrão que você estiver usando. Massas do tipo grano duro demoram mais para cozinhar, e por isso, vão precisar de mais água.
Se quiser decorar o prato com bacon, retire uma porção quando ele já estiver douradinho e reserve para o final. Eu deixei tudo no molho, acabou ficando por baixo da massa e por isso não aparece na foto!
Não se preocupe porque os ovos não ficam crus. Eles cozinham com o calor da massa e da panela. Mas é importante que você junte a mistura de ovos assim que desligar o fogo.
Essa quantidade serve 2 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!