quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Bolo de Chocolate Aerado com Brigadeiro


Quem conhece os dos bolos da franquia nacional Sodiê, vai reconhecer aqui o estilo deles. Não que seja uma cópia fiel, mas tem a essência: um recheio mais "pesado", mais cremoso e mais intenso; e o outro mais leve, tipo mousse. Eu particularmente adooooro bolos assim! Mesmo sendo todinho de chocolate (minha paixão!), não ficam enjoativos e pesados. Geralmente costumo usar sempre a mesma massa nos bolos recheados, mas nesse eu resolvi testar uma receita nova e confesso que já virou minha preferida! Ficou perfeita para rechear, assou muito bem, não deu aquele morrinho por cima e nem casquinhas durinhas para raspar. Foi assar, esfriar, desenformar e cortar.
Fonte: a massa do bolo é desse site aqui.

Ingredientes:

Para o pão de ló de chocolate:
5 ovos em temperatura ambiente
270 gramas de açúcar (1 1/2 xícara de chá)
1 colher (chá) de sal
180 gramas de farinha de trigo ( 1 1/2 xícara de chá)
120 gramas de chocolate em pó (1 1/4 xícara de chá)
250 mL de leite fervendo (1 xícara de chá)
11 gramas de fermento em pó (1 colher de sopa)

Para o recheio de brigadeiro:
150 g chocolate de boa qualidade picado (eu costumo usar metade ao leite e metade meio amargo)
50 gramas de creme de leite
350 gramas leite condensado

Para o recheio aerado de chocolate:
350 gramas chocolate (também uso metade ao leite e metade meio amargo)
200 gramas de creme de leite fresco (também pode usar o de caixinha)
1 caixinha de chantilly

Modo de preparo:

Para o pão de ló de chocolate:
Preaqueça o forno a 180ºC. Coloque os ovos, o açúcar e o sal na tigela da batedeira. Bata em velocidade alta por 10 min. Peneire a farinha com o chocolate em pó e o fermento juntos. Ferva o leite. Diminua a velocidade da batedeira para o mínimo, coloque então 1/3 da mistura de farinha. Junte metade do leite fervendo; continue alternando os secos e o líquido, sempre comece e termine com os secos. Bata apenas para incorporar tudo e leve ao forno por até um palito sair limpo. Eu usei uma forma de 20 cm bem alta, forrada com papel toalha.

Para o recheio de brigadeiro:
Leve todos os ingredientes em uma panela larga e com fundo grosso. Misture sem parar em fogo médio até ficar cremoso (não deixe chegar no ponto de enrolar, o brigadeiro deve ficar mole mesmo).

Para o recheio e cobertura aerada de chocolate:
Bata o chantilly conforme instruções da embalagem e reserve. Pique bem o chocolate e coloque em uma vasilha grande. Aqueça o creme de leite (não deixe ferver) até ficar bem quente e despeje por cima do chocolate. Aguarde um minuto e misture muito bem, até dissolver todos os pedacinhos. Espere ficar morno e só então misture o chantilly batido (não bata na batedeira, senão o creme talha). Reserve.

Montagem:
Corte o bolo em três partes. Forre a própria forma onde foi assado com um plástico grande (é para ajudar na hora de desenformar), coloque uma parte da massa e molhe com uma calda de sua preferência (eu uso leite condensado + água, na proporção de 1:1). Despeje uma parte do recheio aerado (reserve um pouco para a cobertura), coloque a outra parte de massa, molhe e termine com o recheio de brigadeiro. Finalize com a última parte de massa, leve para a geladeira coberto com o plástico por cerca de 4-6 horas. Desenforme e cubra com o restante do recheio aerado, decorando a gosto (eu usei chocolate granulado nas laterais e lascas de chocolate nobre ao leite por cima).

 
Dicas:

Para fazer essas lascas de chocolate, sugiro usar pedaços grandes, então compre barras de 500 gramas ou de 1 quilo de um bom chocolate nobre. Depois, corte em pedaços e coloque um no micro-ondas por cerca de 10 segundos. Se estiver frio, pode ser necessário mais tempo (quando é assim, eu viro o pedaço e coloco mais 10 segundos). O tempo de micro-ondas vai variar conforme a temperatura do dia. O chocolate deve ficar macio para raspar, mas não mole demais ou derretendo. Se estiver duro, ele faz lascas muito pequenas. As raspas eu faço com descascador de legumes. O segredo para ficar legal é acertar na textura do pedaço do chocolate. Com chocolate fracionado é bem mais fácil, porém o sabor não é bom e eu só uso chocolate nobre, mesmo que não fique tão bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!