segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Cheesecake de Limão



De vez em quando rola fazer uma sobremesa beeeem azeda aqui em casa, já que o marido adora. Eu particularmente prefiro as mais docinhas. Cheesecake (bolo de queijo) é uma torta deliciosa, feita basicamente com cream cheese + um ingrediente chave - nesse caso, o limão. A base é uma massinha feita com biscoitos moídos e manteiga. Geralmente, o modo de preparo envolve assar por um longo período, mas essa receita lá do Monta Encanta é super fácil e nem precisa levar ao forno.

Ingredientes:

Para a base:
100 gramas ou 1/2 pacote de bolacha tipo "maizena" triturada no liquidificador
100 gramas de manteiga derretida no micro-ondas por 1 minuto

Para o recheio:
150 mL de suco de limão (eu usei suco de 6 limões, deu um pouco mais de 150 mL)
600 gramas de cream cheese (2 potes)
1 lata de leite condensado
Raspas de limão para decorar

Modo de preparo:

Para a base:
Misture o biscoito moído com a manteiga derretida até formar uma massa (eu precisei colocar mais um pouco de biscoitos moídos para "dar liga"). Forre o fundo de uma forma de aro removível (28-30 cm).

Para o recheio:
Raspe a casca dos limões, sem deixar atingir a parte branca para não amargar. Reserve.
Esprema o suco dos limões e coe. Na batedeira, misture o leite condensado, o suco e o cream cheese. Bata por cerca de 5 minutos em velocidade máxima, até ficar um creme firme e homogêneo. Despeje o creme sobre a base de biscoitos, cubra com as raspas de limão e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas. Desenforme e sirva.

Dicas:

A receita original sugere utilizar uma forma de 20 cm. Porém, achei que a torta ficaria MUITO alta para uma forma deste tamanho. Melhor mesmo é usar uma forma maior, ou então se quiser usar uma de 20 cm, sugiro que faça metade da receita do recheio.
Outra modificação que fiz foi usar somente 1 tipo de limão. O Monta Encanta usa também o limão siciliano, que dá um bonito contraste de cores na decoração da torta.
Sugiro que você experimente o creme enquanto vai colocando aos poucos o suco de limão. Assim a intensidade do azedo fica ao seu gosto.
Deixe essa torta sempre na geladeira. O creme é bem delicado e amolece fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!