quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Brownie Recheado de Nutella


Fui cair na bobagem de assistir ao vídeo dessa receita. Sério, não sei lidar com essas coisas. Só uma palavra para esse brownie: maravilhoso!
Fonte: Confissões de uma doceira amadora

Ingredientes:

200 gramas de Nutella (para congelar)
130 gramas de manteiga sem sal
400 gramas de açúcar mascavo
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 ovos
1 colher (chá) de fermento
60 gramas de chocolate em pó
200 gramas de farinha de trigo
100 gramas de Nutella (para a massa)

Modo de preparo:

Pegue uma assadeira que caiba no seu congelador e forre com papel manteiga. Espalhe os 200 gramas de Nutella com o auxílio de 2 colheres de chá, fazendo bolinhas. Leve ao congelador enquanto prepara a massa.
Na batedeira, coloque a manteiga em temperatura ambiente e bata até ficar cremosa (se você tiver uma batedeira planetária, use o batedor "folha"; tudo bem fazer com batedeira comum). Junte o açúcar mascavo e bata mais um pouco. Desligue a batedeira, raspe as laterais da tigela, junte os ovos e a baunilha. Bata bastante, desligue, coloque o chocolate em pó e bata mais um pouco. Junte a farinha e o fermento e bata até incorporar (a massa fica grossa e pesada). Desligue a batedeira e misture a Nutella da massa com uma colher. Unte e enfarinhe uma forma de cerca de 20 cm e espalhe a massa. Retire as bolinhas de Nutella do congelador e coloque-as manualmente na massa, distribuindo-as por igual. Afunde bem as bolinhas para que derretam dentro da massa. Leve para assar e deixe até ficar firme por cima, mas lembre-se de que o ponto do brownie é diferente do ponto de bolo: ao espetar um palito no centro, este ainda deve sair sujo de massa! O brownie deve estar ligeiramente cru para que fique úmido e macio.

Dicas:

Nessa receita é fundamental congelar as bolinhas de Nutella. Só assim elas vão apenas derreter na massa e continuar com a característica cremosa que o creme tem. Se você colocar a Nutella em temperatura ambiente, ela vai assar junto com a massa e aí não fica legal.
Eu fiz metade dessa receita e assei em uma forma um pouco menor do que 20 cm. Meu brownie acabou ficando mais baixinho. A receita inteira não rende muito e é interessante deixar o brownie mais alto para que as bolinhas de Nutella fiquem totalmente cobertas pela massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!