terça-feira, 1 de setembro de 2015

Torta de Limão IV



Apesar de ser a 4ª versão de torta de limão que posto aqui no blog, essa é completamente diferente das outras. Não leva merengue por cima e sim açúcar de confeiteiro derretido, e é feita com um creme bem azedinho que é assado por bastante tempo no forno. Vale a pena experimentar.
Fonte: Livro "Receitas de massas doces e salgadas" - Michel Roux (p. 80).

Ingredientes:

Para a massa:
250 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga cortada em cubos e ligeiramente amolecida
100 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado
sal
2 ovos em temperatura ambiente
1 gema com 1 colher de sopa de leite para pincelar

Para o recheio:
5 limões
9 ovos
375 gramas de açúcar refinado
300 mL de creme de leite fresco levemente batido
30 gramas de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo:

Para a massa:
Ponha a farinha sobre uma bancada e crie um montinho, fazendo um buraco no meio Acrescente a manteiga, o açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal. Misture esses ingredientes com a ponta dos dedos. Gradualmente, coloque a farinha no centro e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa levemente granulada. Mais uma vez, abra um buraco no meio e adicione os ovos. Incorpore-os com a ponta dos dedos até a massa começar a ficar uniforme. Amasse algumas vezes para que fique homogênea. Faça uma bola, envolva com filme plástico e leve à geladeira por 1-2 horas antes de usar.

Para o recheio:
Rale a casca dos limões e reserve. Depois esprema o suco e coe. Coloque os ovos e o açúcar numa vasilha e mexa bem com o batedor de ovos, até misturar completamente. Acrescente o suco de limão e as raspas da casca, mexendo sempre. Finalmente, incorpore delicadamente  o creme de leite batido; não bata a mistura nem mexa demais. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos.

Para a montagem:
Abra a massa formando um disco de 3 mm de espessura. Com o disco de massa, forre uma forma funda (5 cm de profundidade) e desmontável de 28 cm de diâmetro levemente untada. Leve à geladeira por pelo menos 20 minutos. Preaqueça o forno a 180ºC. Perfure levemente a base da massa. Pré-asse por cerca de 30 minutos (o tempo aqui é variável, não deixe a massa dourar. No meu forno foram uns 20 minutos apenas). Reduza a temperatura do forno para 170ºC, retire a massa do forno e deixe esfriar um pouco. Pincele a parte interna com o ovo batido e leve novamente ao forno por 5 minutos.
Para cozinhar a torta, aqueça o forno a 150ºC. Bata levemente o creme de limão frio com uma espátula, despeje na massa e asse em seguida por 1h20min (o tempo aqui também é variável: o ponto é quando o creme está firme, e começa a se soltar das laterais da massa). Deixe esfriar antes de remover o aro da forma. Antes de servir, polvilhe a superfície com metade do açúcar de confeiteiro e caramelize-o com um maçarico de cozinha. Repita o procedimento com o restante do açúcar e sirva em seguida.

Dicas:

Se você não tem um maçarico, pode apenas polvilhar com o açúcar de confeiteiro. Outra opção é derreter o açúcar usando uma colher: pegue uma colher que você não se importe de estragar, aqueça-a bastante com "as costas" voltadas direto para a chama do fogão e aproxime da superfície da torta com o açúcar de confeiteiro já polvilhado. O calor da colher vai caramelizar o açúcar. Volte a colher para o fogo e vá fazendo isso até que todo o açúcar esteja derretido.
A temperatura mínima do meu forno é 180ºC. Nas etapas que pediam temperaturas menores, eu fiz com 180 graus mesmo.
Essa parte de pincelar a massa com ovo e voltar ao forno é chatinha mesmo, mas é importante para impermeabilizá-la. Isso evita que a massa encharque ao receber o recheio.
Essa torta fica bem azedinha. Se você gosta de um sabor mais suave, use 3-4 limões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!