quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Bolo Delícia de Limão



Virei fã do programa "Cozinha Prática" que passa no GNT, com a Rita Lobo. O programa faz jus ao nome e as receitas são fáceis e acessíveis. Esse foi o primeiro bolo de limão que eu fiz e posso dizer que adorei! Fica muito fofinho. A receita é muito boa e você ainda pode "dosar o azedinho" conforme seu gosto.

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200 gramas de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
Raspas de 2 limões

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma grande com furo no meio. Passe pela peneira a farinha, o fermento e o sal. Reserve. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. Desligue a batedeira, adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e transfira para a fôrma. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa. Leve ao forno até passar no teste do palito. Depois de assado, espere esfriar um pouco e desenforme.

Dicas:

Eu queria esse bolo bem azedinho, então assim que ele terminou de assar (ainda dentro da forma), eu fiz vários furos e reguei com suco de limão puro. Por cima, para dar aquela casquinha, polvilhei açúcar (depois de desenformar).
Essa receita de bolo dá para servir de receita base para outros bolos. Você pode retirar as raspas de limão e substituir por castanhas, nozes, pode colocar chocolate em pó, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!