quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Bolo Mousse de Maracujá



Eu adoro a combinação chocolate + maracujá, quem segue o blog já deve ter percebido. Faltava só aplicar esse gosto em um bolo! O sabor ficou intenso, bem azedinho, e combinando super bem com o meio amargo da ganache de chocolate.
Fontes: O recheio eu tirei daqui, e a cobertura daqui.

Para o bolo:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 e 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento

Para o recheio:
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de suco de maracujá concentrado
1 envelope de gelatina sem sabor dissolvido conforme instruções da embalagem
3 colheres (sopa) de chantilly já batido em ponto firme (opcional - vai deixar o creme mais levinho)

Para a cobertura:
300 gramas de chocolate (eu usei metade ao leite e metade meio amargo)
100 mL de creme de leite fresco
Raspas de chocolate e açúcar de confeiteiro para decorar

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Desligue a batedeira, junte o leite, a farinha e o fermento (todos peneirados) e bata rapidamente, apenas para misturar. Despeje numa fôrma de bolo redonda (20 cm), untada e enfarinhada (pode usar papel manteiga ou papel toalha também), e leve para assar até passar no teste do palito. Reserve até esfriar completamente.

Para o recheio:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve para a geladeira até a hora de utilizar. Não deixe muito tempo para não correr o risco da gelatina deixar o recheio totalmente firme (como um pudim) antes de colocar no bolo.

Para a cobertura:
Coloque o creme de leite e o chocolate em uma panela e leve ao fogão (até começar a derreter o chocolate) ou micro-ondas (por 1 minuto). Caso seja necessário, volte a mistura para o fogão ou micro-ondas para derreter todo o chocolate, mas cuidado para não queimar. Não deixe ferver. Misture até que não haja mais pedaços de chocolate e você tenha uma mistura lisa e brilhosa. Deixe descansar em temperatura ambiente até atingir uma consistência que dê para espalhar no bolo.

Montagem:
Corte o bolo em três partes. Na própria forma onde foi assado, coloque uma parte da massa e molhe com uma calda de sua preferência (eu uso leite condensado + água, na proporção de 1:1). Despeje metade do recheio de maracujá, coloque a outra parte de massa, molhe e termine o recheio. Finalize com a última parte de massa, leve para a geladeira coberto com um plástico por cerca de 4-6 horas. Desenforme e cubra com a ganache. Decore a gosto.

Dicas:
O recheio desse bolo fica bem mais leve quando colocamos chantilly já batido. O suco de maracujá pode e deve ser colocado conforme sua preferência: mais azedo, mais suco; menos azedo, menos suco. Use um suco de qualidade superior (alguns tem um sabor de maracujá muito fraco, pode ser que você coloque a garrafa inteira e não dê o sabor desejado). Pode ser feito com a fruta também.
Se quiser um bolo mais docinho, cubra com chantilly (e faça ainda uma calda de maracujá para ficar bem bonito) ou com brigadeiro em ponto mole. Com ganache o bolo não fica nada doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!