terça-feira, 8 de setembro de 2015

Empadão de Palmito



Achei super diferente essa receita de empadão que eu vi em um programa do Olivier Anquier que passa no GNT. Fica muito cremoso, encorpado! Sério, a melhor receita de qualquer torta de palmito que eu já experimentei. O preparo é de muitas etapas, mas não é nada difícil.

Ingredientes:

Para a massa:
1 quilo de farinha de trigo
200 gramas de manteiga gelada
300 mL de leite

Para o recheio:
900 gramas de palmitos, cortados em rodelas médias
Azeite
2 cebolas bem picadinhas
3 dentes de alho bem picadinhos
500 gramas de molho de tomates com tomates inteiros, sem pele (aquele da latinha - tomates pelados)
1 maço de salsinha
Sal e pimenta a gosto
500 mL de leite de coco
2 colheres (café) de amido de milho
3 ovos inteiros
1 gema de ovo
Caldo de legumes (caseiro ou industrializado)

Para a massa:
Em uma vasilha grande, coloque a farinha e o tablete inteiro de manteiga, cortado em pedaços menores. A receita não pediu, mas eu coloquei uma boa pitada de sal. Com as mãos, “dissolva” a manteiga na farinha até formar uma espécie de farofa. Faça um “furo” no meio do recipiente afastando a farinha com manteiga e jogue o leite no meio (não coloque tudo de uma vez, vá adicionando aos poucos para dar o ponto!). Com a ponta dos dedos, vá misturando o leite com a farinha. Quando tudo estiver misturado, vá juntando até formar uma bola. Coloque esta massa dentro de um saco plástico, achatando a massa formando um retângulo. Leve para a geladeira por duas horas.

Para o recheio:
Coloque um pouco de azeite em uma panela (cerca de 3 colheres de sopa) e acrescente a cebola para murchar e dourar. Depois, acrescente o alho e, quando estiver levemente dourado, coloque os tomates. Junte o palmito e misture. Acrescente um pouquinho de sal e pimenta-do-reino a gosto. Espere evaporar um pouco do líquido e quando estiver mais seco, acrescente uma ou duas conchas do caldo de legumes. Espere evaporar mais um pouquinho. Acrescente o leite de coco e deixe ferver mais um pouco. Acrescente o amido de milho (eu coloquei já dissolvido em um dedo de água para não correr o risco de empelotar) e misture. Tire do fogo, coloque a salsinha e misture bem. Transfira este recheio para um recipiente e acrescente dois ovos inteiros. Misture e, na sequência, coloque uma gema de ovo. Mexa bem. Leve para a geladeira para que o recheio esfrie e encorpe. Unte uma forma (28-30 cm) de aro removível com manteiga. Abra um pouco mais da metade da massa e forre o fundo dessa forma, apertando bem. Faça furos na massa, usando um garfo. Despeje todo o recheio já frio, abra o restante da massa e cubra a torta, fechando muito bem as laterais. Pincele ovo batido (eu uso só a gema), faça dois furos com a faca em lados opostos (para sair o vapor enquanto a torta assa) e leve ao forno preaquecido (180ºC) até dourar.

Dicas:

O caldo de legumes caseiro é feito com uma variedade de legumes cozidos em bastante água, depois aproveita-se só o caldo que se formou, desprezando os legumes. Se você quiser fazer assim, coloque para cozinhar tudo junto: 1 cebola, 1 cenoura picada, um pouco de tomilho, um pouco de salsinha, 1 talo de alho poró, etc. A combinação pode ser a que você preferir. Deixe ferver por bastante tempo e depois coe. O caldo de legumes industrializado é mais prático: dissolva 1 tablete de caldo de legumes em 1 litro de água quente e utilize. Quando estou com menos tempo, costumo usar apenas água e temperar um pouco mais o recheio. Apesar de prático, não gosto muito de fazer o caldo industrializado porque acho o gosto forte e artificial demais.
Essa torta rende muito e eu preferi fazer metade dessa receita, usando uma forma de 20 cm.
Use palmito de pupunha, é mais macio do que o de açaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!