segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Coxinhas



Depois de anos cozinhando, testando novas receitas e técnicas, finalmente aprendi a fazer coxinha! Daquelas receitas que se seguir direitinho, não tem como dar errado! Essa massa serve para qualquer salgadinho frito e é melhor do que essa receita que já postei aqui.
A receita da massa eu peguei na internet mas não me lembro da fonte, se alguém souber por favor me avise que dou os créditos.

Ingredientes:

Para a massa:
3 xícaras (chá) de leite
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 tablete de caldo de galinha
7 colheres (sopa) de maionese
Farinha de rosca para empanar

Para o recheio:
400 gramas de frango cozido e desfiado
1/2 cebola bem picadinha
2 colheres (sopa) de azeite
Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto
4 colheres (sopa) de molho de tomate pronto

Modo de preparo:

Para a massa:
Leve para ferver o leite com o caldo de galinha esfarelado e a maionese. Misture bem para dissolver o tempero. Quando começar a ferver, junte a farinha de trigo de uma só vez e vá mexendo sem parar. Vai formar uma bola de massa bem pesada de mexer, é assim mesmo. Vá girando e apertando a massa na panela com a ajuda de uma colher grande até que desgrude completamente do fundo e das laterais. Transfira a massa para uma bancada e sove-a quente, até ficar lisinha. Aqui tem o pulo do gato: se você tem uma batedeira planetária, pode sovar a massa nela! Deixe até ficar lisa, retire e já comece a modelar as coxinhas com o recheio de frango já frio. Para empanar, molhe as mãos na água e apenas passe em cada coxinha, sem mergulhar cada uma direto na água. Depois, é só passar farinha de rosca. Reserve até terminar e frite em óleo quente.

Para o recheio:
Aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar (se quiser, coloque um pouquinho de sal na cebola que o processo demora menos). Junte o frango desfiado e o molho. Mexa e deixe na panela tampada por cerca de 2 minutos, fogo médio. Coloque o cheiro-verde e tempere a gosto. Reserve até esfriar.

Dicas:

É muito importante que o recheio para coxinhas seja bem sequinho. O molho de tomate serve para deixar o frango vermelhinho e com um gostinho bom, não para dar caldo. Se seu recheio estiver com caldo, espere secar bem enquanto ainda está no fogo. Por isso não aconselho colocar tomate, pimentão e etc. Nada que vá soltar água enquanto o recheio cozinha e enquanto as coxinhas fritam.
Eu não usei colher medidora para fazer a massa. As colheres de maioneses foram das que eu tenho na cozinha, mas sem exagero. A xícara tem 240 mL.
Essa receita rende bastante: 56 coxinhas (usando 20 gramas de massa). Com 15 gramas também fica um bom tamanho e se parecem mais com as servidas em festas.
A massa esfria rapidinho e é melhor modelar as coxinhas com ela ainda quente. Se você ainda não tem prática e demorar para modelar os salgadinhos (como eu), faça as bolinhas de massa e coloque um plástico por cima para impedir o contato com o ar. Isso evita que se forme uma casquinha dura na superfície da massa.
Para aprender a modelar as coxinhas, eu vi um vídeo no youtube. Não é difícil: basta fazer uma bolinha, abrir formando uma espécie de concavidade, rechear e fechar, dando aquele formato com biquinho. Dá uma fuçada no youtube que tem vários vídeos ensinando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!