sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Mac & Cheese


Sabe aquele macarrão com queijo super clássico que os americanos comem nos filmes? Então, é esse! Minha receita não ficou necessariamente idêntica, pois eles usam a massa do tipo "macaroni", e ainda gratinam no forno quando já está tudo prontinho dentro da travessa. O que eu queria experimentar mesmo era esse molho super cremoso: uma bomba de queijos de sabor intenso derretidos em um molho béchamel. Agora eu entendo o porquê disso ser tão famoso por lá.
Fonte: Pilotando um Fogão

Ingredientes:

250 gramas de massa (escolha uma massa curta - o tradicional macaroni, ou penne, fusili, gravatinha, etc.)
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras de leite quente
150 gramas de queijo lanche (prato) ralado ou picado
150 gramas  de queijo cheddar ralado ou picado (pode ser também o gruyere, estepe, gouda, emmental ou outro queijo mais forte)

Modo de preparo:

Em uma panela grande, cozinhe a massa em bastante água e sal.
Em outra panela, também grande, derreta a manteiga. Junte a farinha de uma só vez, e vá misturando sem parar com um fouet. Cozinhe essa mistura por mais ou menos 2 minutos em fogo médio (não deixe queimar, se começar a dourar, coloque logo o leite quente!), depois junte o leite, sempre mexendo para não empelotar. Quando ferver e engrossar, junte os queijos e mexa completamente para que derretam. Prove e acerte o tempero (eu coloquei apenas um pouquinho de pimenta, não achei que precisava de sal). Desligue o fogo e volte a aquecer o molho quando a massa estiver pronta. Escorra o macarrão e despeje direto no molho, misturando bem para que a massa fique totalmente envolvida. Sirva imediatamente.

Dicas:

Se você quiser gratinar para ficar ainda mais parecido com a versão americana, transfira para um recipiente que possa ir ao forno e polvilhe parmesão ralado por cima. Mas já vou logo avisando que ao gratinar, o macarrão vai perder essa cremosidade porque o molho vai "secar" um pouco no forno. Fica gostoso assim também, mas eu prefiro o molho cremoso e aveludado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!