terça-feira, 21 de setembro de 2010

Torta Alemã


Li várias receitas na internet de torta alemã, procurando uma que fosse mais parecida com a original. Resolvi fazer do meu jeito e deu certinho, o creme ficou firme e a torta não derreteu. Achei que consegui chegar bem perto da real torta alemã. A cobertura eu também peguei na internet, mas adaptei ao meu gosto. Essa é minha torta preferida!

Ingredientes:

Para o creme:
200 gramas de manteiga sem sal
250 gramas de açúcar refinado
2 latas de creme de leite sem soro

Para a cobertura:
1 xícara (chá) não muito cheia de chocolate em pó
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) não muito cheia de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de amido de milho dissolvido em um pouquinho de leite

Para a torta:
Cerca de 300 gramas de biscoitos tipo "maizena"
Leite para passar os biscoitos

Modo de preparo:

Para o creme:
Bata muito bem a manteiga a temperatura ambiente com o açúcar peneirado, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Retire o soro do creme de leite e junte delicadamente às colheradas, sem bater. Misture bem e reserve.

Para a cobertura:
Misture o leite, o chocolate, o açúcar peneirado e a manteiga. Leve ao fogo mexendo sempre. Quando ferver, junte o amido de milho dissolvido no leite, mexa bem até engrossar. Desligue e deixe esfriar para aplicar.

Para a torta:
Forre o fundo e as laterais de uma fôrma redonda (20 x 5)cm com papel alumínio ou filme plástico para facilitar na hora de desenformar. Coloque uma camada de biscoitos passados rapidamente pelo leite, cubra com uma parte do creme. Faça isso até terminar o creme, finalize com biscoitos. Cubra a torta com o filme plástico e leve para a geladeira até ficar firme. Desenforme e cubra a torta com a cobertura já fria. Sirva.

Dicas:
Para retirar facilmente o soro do creme de leite, coloque as latas na geladeira umas horas antes de fazer a torta. Pegue a lata com cuidado, abra e vá retirando o creme com uma colher. O soro estará todo na parte de baixo da lata, quando atingi-lo, escorra todo o líquido. Use um creme de leite de qualidade, pois tem menor quantidade de soro (usei o nestlé). Não deixe o soro cair no creme, se isso acontecer, o creme vai talhar. Não bata na batedeira depois de colocar o creme de leite, pois também pode acontecer de talhar.
Algumas receitas que eu li pediam gemas de ovos. Eu não gosto muito de colocar gemas quando o creme não é cozido porque acho que fica com gosto forte de ovo.
Você também pode colocar uma colher (chá) de essência de baunilha no creme.
Para fazer a torta ficar pronta mais rápido, deixe-a um pouco no congelador. Mas retire depois de um tempo e passe para a geladeira. Eu deixei cerca de 1 hora no congelador e o restante na geladeira (umas 3 horas), para poder servir no mesmo dia.
Coloque somente a cobertura já fria na torta. Se colocar quente, a torta pode derreter.

 UPDATE:
Percebi que essa torta fica ainda mais gostosa e uniforme quando misturo 1 caixinha de chantilly já batido no creme.
Também tenho variado a cobertura - doce de leite, ganache de chocolate (fica mais firme). A calda é a receita tradicional, mas as outras deixam um aspecto mais bonito.

16 comentários:

  1. Linda apresentação!
    Permita que eu a publique em nosso blog?
    Aguardo a autorização!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Shirley, pode publicar sim, sem problemas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa parece deliciosa,vou tentar fazer essa torta com certeza!!!Hummm

    ResponderExcluir
  4. Faz sim Poliana, é mesmo muito boa essa receita! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Amei essa torta, que delícia.Que vontade de comer de novoo...Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olha, fiz essa receita na minha casa e todos adoraram e fiz o maior sucesso! Já estou pensando em fazer de novo mais na frente! Parabens pela receita!

    ResponderExcluir
  7. olá gostaria de entender melhor a parte de desemformar ela que até o presente momento é a minha duvida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de forrar a forma que vou usar para fazer a torta com um plástico porque facilita para desenformar. Com o plástico, você pode virar a torta em um prato que ela vai se soltar facilmente, uma vez que o plástico é que vai estar em contato direto com o fundo da forma e não o creme da torta. Sem o plástico, a torta vai grudar na forma e quando você virá-la de cabeça para baixo, provavelmente metade dela vai sair no prato e metade vai ficar na forma.

      Então vc vai fazer assim: Escolha a forma ou vasilha que você quer fazer a torta, forre com um plástico, monte a torta e leve para a geladeira. Depois do tempo de gelar, retire a torta, coloque um prato por cima da forma (ou vasilha), vire rapidamente de forma que o prato fique por baixo, retire a forma e depois puxe o plástico delicadamente.

      Excluir
  8. Eu posso botar chocolate numa parte do creme ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edézio, pode. Mas vai te dar um pouco de trabalho. Proceda assim:
      Bata a manteiga com o açúcar normalmente. Quando estiver um creme esbranquiçado e fofo, desligue a batedeira e divida esse creme em 2 partes. Numa das partes, junte chocolate em pó a gosto (acho que umas 2 colheres de sopa bem cheias fica bom). Bata novamente apenas para misturar. Na hora de juntar o creme de leite sem soro, coloque 1 lata para a parte que está sem o chocolate e a outra lata para o creme que está com o chocolate.
      Não sugiro que você use chocolate em barra derretido, acho que será mais difícil para incorporar e aí já não sei lhe falar se vai dar certo.
      Depois me conta!

      Excluir
  9. Essa torta super facíl pratica deliciosa só tem que fazer algumas horas antecipada antes de servir e o creme de leite tem que estar bem gelado já fiz varias vezes e o pessoal adora

    ResponderExcluir
  10. Posso fazer a torta e deixar de um dia para o outro no freezer e no dia de servir fazer a calda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca coloquei no freezer. Recomendo deixar na geladeira por cerca de 6 horas e aí sim desenformar e fazer a calda na hora de servir.

      Excluir
  11. Se usar creme de leite fresco gelado por 30 minutos no freezer e dele fizer o chantili, ficará muito mais gostoso; antes de bater, coloque meia xícara de açúcar, reduza do creme, depois, é só agregar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vam, eu já fiz com creme de leite fresco, fica bem gostoso mesmo, mas gosto de usar o chantilly pronto porque sempre dá certo (nunca talha, como no caso do creme de leite fresco) e também porque aqui em casa gostamos de coisas mais docinhas, e ele chantilyy pronto já está com a quantidade de açúcar ideal para nosso gosto!
      Obrigada pelas dicas! beijos.

      Excluir

Eu comentaria isso!