terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rocambole de Presunto e Queijo



Não ter uma padaria perto de casa fez com que eu buscasse algumas alternativas para variar o lanche da noite, como essa receita por exemplo. É uma espécie de pão recheado, muito simples de fazer. Peguei a receita na comunidade do orkut "Culinária - Receitas", quem postou foi a Edcléa (Edy). Fiz umas alterações na postagem original.

Ingredientes:

Para a massa:
1 envelope (10 gramas) de fermento biológico seco
1 ovo inteiro
1/2 xícara (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de óleo
Cerca de 500 gramas de farinha de trigo
1 gema para pincelar
Sal a gosto

Para o recheio:
Fatias de presunto
Fatias de mussarela
2 tomates (sem sementes)
Orégano a gosto
Catupiry a gosto
queijo parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Para a massa:
Misturar todos os ingredientes e sovar bem (não coloque o sal em contato direto com o fermento, misture na farinha). Vá colocando a farinha aos poucos até ficar uma massa lisa, que desgruda da mão. Amasse bem e deixe descansar por cerca de 25 minutos.

Para a montagem:
Abra a massa com um rolo, espalhe o recheio e enrole como rocambole. Feche as pontas, pincele com a gema e salpique queijo parmesão ralado por cima. Asse até dourar.

Dicas:

Ao abrir, não deixe a massa tão fina, pois fica quebradiça.
Usei peito de peru ao invés de presunto no recheio porque era o que tinha aqui em casa. Na comunidade no orkut tinha gente colocando bacon, tomate seco, etc. Dá para variar com muitos recheios.
A receita original pedia para polvilhar "Fondor" por cima do rocambole cru ao invés de parmesão. Eu não coloquei, não tenho o costume de usar isso nas minhas receitas. Para quem quiser colocar, fica uma casquinha amarelinha crocante por cima.
Se quiser, pode usar o fermento em tabletes também. Para isso, utilize 1 tablete (15 gramas) e dissolva-o antes de misturar com outros ingredientes em 1 colher (sopa) de açúcar.
Fiz metade da receita postada aqui. Uma receita inteira rende 2 rocamboles de tamanho médio.

2 comentários:

  1. Boa noite,

    Fizemos ele e ficou excelente, porém o meio ficou meio cru. Como você assou?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriano, boa tarde.
      Isso acontecia comigo também. Para não acontecer, você deve deixar a massa fininha (principalmente na porção que vai ficar no meio) e também evitar dar muitas voltas. Prefira deixar o rocambole menos grosso e menos alto porque assim você vai ter certeza de que o meio está bem assado. Atualmente, tenho preferido dar 1 volta e meia quando faço este tipo de salgado.
      Espero ter ajudado. :-)

      Excluir

Eu comentaria isso!