quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Batata Suíça



Um dia fui olhar as fotos do orkut da Carol (uma amiga, que por sinal também tem um blog culinário - http://receitadabia.blogspot.com) quando me deparei com a foto de uma deliciosa batata recheada. Sempre fui doida com essa batata e nunca tinha arriscado a fazer. Logo pedi a receita e vi que era bastante fácil. Bom, simples a receita é mesmo... mas conseguir fazer essa batata redondinha e sem quebrar já é outra coisa! Raramente consigo uma inteirinha assim, quando deu certo hoje, corri para tirar a foto e postar aqui.

Ingredientes:

3 batatas médias
Sal e pimenta a gosto
Margarina para fritar

Modo de preparo:

Cozinhar as batatas até que seja possível enfiar um garfo nelas, mas que ainda não estejam macias. Esperar esfriar, descascar e passar no ralo grosso. Colocar sal e pimenta a gosto. Numa panela com teflon, derreter cerca de 1 colher (sobremesa) de margarina. Desligar o fogo, espalhar metade da batata ralada e colocar recheio a gosto. Cobrir com a batata restante, ligar o fogo novamente (fogo médio) e deixar fritar até dourar. Já em outra panela, derreter mais uma colher (sobremesa) de margarina, virar a batata e repetir o procedimento. Sirva quente.

Dicas:

Esse é o tipo de receita que você vai pegando o jeito com o tempo. As batatas devem ser apenas pré-cozidas. Se cozinhar demais, ficam moles na hora de ralar e vira um purê.
A receita original que a Carol me passou pedia para untar a panela com azeite. Eu já fiz assim, mas grudou muito e preferi usar margarina, em boa quantidade. Outra coisa é usar uma panela de teflon, faz toda a diferença. O ideal é usar 2 panelas teflonadas e semelhantes. Eu uso uma panela mais funda e uma frigideira para poder virar. Se vc tem aquela panela própria para fazer esse tipo de batata, melhor ainda.
O recheio é a gosto, use sua imaginação. Hoje fiz com um recheio de carne moída pronto que tinha na geladeira, adicionei milho, catupiry e mussarela. já fiz com presunto, carne de porco, frango, etc.
Serve 2 pessoas.

3 comentários:

  1. Nossa eu estava doida para fazer essa receita, agora com o passo a passo assim vai ser muito mais fácil!!!

    ResponderExcluir
  2. Faz sim, depois me conta como ficou! Bjs

    ResponderExcluir
  3. nossa que delicia ja liguei pro marido comprar os ingredientes!!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!