segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bolo de Brigadeiro Branco



Ontem foi aniversário do meu marido e fiz esse bolo pra ele. Breguices à parte, esse é para quem gosta de tudo excessivamente doce. Algumas pessoas diriam que o bolo é enjoativo. Eu, particularmente, prefiro menos açúcar e o sabor mais forte de chocolate ao leite, ou até mesmo do meio amargo. Mas... agradando o aniversariante, puxei a sardinha pro lado dele. E falando nisso, feliz aniversário Bruno!

Ingredientes:

Para o bolo:
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
50 mL de óleo
100 mL de água
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o recheio:
1 lata de leite condensado
100 gramas de chocolate branco ralado
1 caixinha de creme de leite

Para a cobertura:
200 gramas de chocolate branco ralado
Cerca de 5 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bater as claras em neve, até que fiquem bem firmes. Sem parar de bater, adicionar as gemas, uma a uma. Juntar o açúcar e bater muito bem, até formar uma mistura leve e fofa. Ferver o óleo e a água juntos, colocar na mistura e bater levemente, apenas para misturar. Tirar da batedeira, juntar a farinha de trigo delicadamente com um fouet. Por último, misturar o fermento. Levar para assar numa fôrma de fundo removível (20 cm de diâmetro), untada e enfarinhada.

Para o recheio:
Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo. Mexer sem parar, até desgrudar levemente da panela.

Para a cobertura:
Colocar o chocolate com o creme de leite numa panela, levar em fogo baixo e mexer sempre até formar um creme.

Montagem:
Espere o bolo esfriar e corte-o em duas partes. Na própria fôrma onde o bolo foi assado, coloque uma parte do bolo. Molhe com uma calda de sua preferência (usei leite). Espalhe o recheio (espere esfriar um pouco). Molhe a outra parte do bolo e coloque por cima do recheio. Leve para gelar por cerca de 6 horas. Retire o bolo da fôrma, espalhe a cobertura e decore á gosto.

Dicas:

Ao bater o bolo, bata o açúcar com as gemas e claras muito bem, tipo uns 10 minutos na velocidade 3 ou 4 da batedeira (depende de cada tipo). Se o açúcar não for bem dissolvido, a parte central do bolo ficará meio "melequenta" e pesada depois de assado. Bata bem mesmo.
Não deixe o recheio chegar ao ponto de enrolar na panela para não ficar muito duro. Deixe o brigadeiro um pouco mole.
Faltou um pouco de cobertura no meu bolo (como podem ver na foto), pois aqui em casa não tinha mais 200 gramas de chocolate. Fui teimosa e fiz assim mesmo, por isso algumas partes ficaram sem cobrir. Não use menos que 200 gramas! E se quiser cobertura sem miséria, pode até usar 2 barras de 170 gramas (aumente também a quantidade de creme de leite para cerca de 8 ou 9 colheres).
A consistência da cobertura depende da quantidade e qualidade do creme de leite que você usa. Eu gosto de usar sempre o da nestlè. Acerte o ponto desejado colocando o creme de leite aos poucos e mexendo bem.
A receita da massa desse bolo foi retirada da comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut, de Cynthia Goetz.

4 comentários:

Eu comentaria isso!