sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Bolo de Limão Siciliano


Já tem aqui no blog uma receita de bolo de limão, porém, eu precisava testar essa receita nova do Mandioca e Caviar. Cheguei a conclusão que essa receita é pra quem gosta de bolo de limão daquele tipo fortão, sabe? Que chega até a arrepiar de tão azedo. Aqui o marido gosta mais de bolo de limão assim, azedão. Eu gosto mais suave. Então fica aí as duas opções pra vc escolher: azedão (receita a seguir) ou azedinho (receita aqui). Ah! A farinha de amêndoas na massa é um diferencial.

Ingredientes:

3 limões sicilianos
200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200 g de açúcar refinado
3 ovos grandes
100 g de farinha de amêndoas
150 g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento para bolo

Para a calda:
100 g de açúcar refinado
Suco de 2 limões sicilianos

Modo de preparo:

Com um ralador fino, rale os 3 limões evitando ao máximo a parte branca (senão amarga). Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Junte as raspas de limão e bata um pouquinho só para misturar. Manualmente, misture a farinha de amêndoas, a farinha de trigo e o fermento. Coloque a massa na forma untada e enfarinhada, alise bem. Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) até passar no teste do palito.

Para a calda:
Misture o suco de limão com o açúcar até ficar uma caldinha rala. Regue com o bolo ainda quente. Se for desenformar esse bolo, coloque-o sobre uma grade e deixe um refratário por baixo, vá regando aos poucos porque parte da calda vai cair. Pegue e torne a regar até o bolo absorver tudo.

Dicas:

Por motivo de praticidade, decidi não desenformar e já fiz numa forma própria para isso. Fui jogando a calda direto ali. Fica mais feinho mas é bem prático.
Júlio recomenda uma forma de bolo inglês de 25 cm.
Farinha de amêndoas nessa receita é essencial: deixa o bolo mais molhadinho. Recomendo não substitui-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!