segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Nuggets caseiros


Tá aí uma coisa que eu não compro mais: nuggets! E os motivos são vários: além de ser um maçaroca de sei lá que partes do frango moídas, vai um monte de coisas desnecessárias, tornando-o um ultraprocessado. Sódio em excesso, conservantes, aromatizantes, gordura e por aí vai. Confesso que fez parte da minha infância, mas hoje sinceramente não gosto mais. Mas nem é pelas características nutricionais: acho que esse produto não tem textura de carne e nem parece frango. Vi essa receita no Facebook do Tastemade e fiquei bem curiosa pra testar. Além de ser super fácil, fica gostosa MESMO. Gostinho de comida caseira, e o melhor, sem aquele tanto de tranqueira desnecessária que a comida ultraprocessada leva.

Ingredientes:

500 g de peito de frango limpo e picado em cubos grandes (usei sassami)
1 cebola pequena ou 1/2 cebola grande picada grosseiramente
2 dentes de alho picados grosseiramente
Sal, pimenta e cheiro verde a gosto
2 fatias de pão de forma
1 ovo inteiro
Farinha panko para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Coloque no processador o frango, a cebola e o alho. Pique o pão de forma com as mãos mesmo e junte à mistura. Processe até formar uma pasta. Passe a mistura para uma tigela, tempere a gosto (eu gosto de colocar também 1 colher de sopa de molho inglês) e junte o ovo. Misture tudo muito bem e reserve na geladeira, em pote tampado ou cubra com filme plástico até o momento de fritar. Aqueça o óleo e modele os nuggets. Passe pela farinha panko e frite bem. Sirva imediatamente.

Dicas:

Não faça os nuggets muito grossos ou não vão fritar bem no centro.
Molhar as mãos para modelar os nuggets facilita muito o processo.
A farinha panko é uma farinha mais grossinha própria para empanar. Na postagem original do Tastemade eles recomendam flocos de milho triturados (sucrilhos sem açúcar), mas eu acho essa farinha muito mais prática. Pode empanar com farinha de rosca ou mistura própria para milanesa também, mas aí você perde o crocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!