terça-feira, 10 de setembro de 2019

Bolo de Rabanada


Sou apaixonada por bolos, principalmente esses com casquinha de açúcar. Esse é do Teretetê na Cozinha, da querida Teresa Newman. Achei sensacional a ideia de polvilhar a misturinha de açúcar com canela no meio da massa. Dá um efeito legal e crocante no bolo. Como eu fiz meia receita, meu bolo cru só suportou 1 camada + a cobertura, mas pra quem for fazer a receita toda e usar uma forma mais alta, deve dar para fazer 2 ou 3 camadas + a cobertura. Uma delícia!

Ingredientes:

Para a massa:
2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
1 pote de iogurte natural (170 gramas)

Para a farofa:
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no liquidificador, exceto o fermento e o trigo, depois passe a mistura para uma tigela e junte a farinha de trigo e o fermento, misture bem até a massa ficar homogênea.
Unte uma forma com furo central com manteiga e polvilhe com uma colher da farofa de açúcar com canela. Na forma polvilhada coloque 1/3 da massa, polvilhe com uma colher da farofa, cubra com mais 1/3 da massa e polvilhe com outra colher de farofa. Por fim coloque a massa restante e sobre o restante da farofa. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por cerca de 40 minutos ou até assar e dourar. Desenforme morno.

Dicas:
Eu não desenformei meu bolo para não perder parte da casquinha que se forma. Sugiro que seja feito numa forma de fundo removível. Deixei na forma mesmo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!