segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Polenta cremosa com refogado de legumes e salada caprese


Adoro as receitas da Rita Lobo: são práticas, completas e fáceis de fazer! Comida de verdade, como ela mesma diz. Ela não tem frescura com ingrediente gourmet e não falseia a receita. Vale muito a pena ter os livros e acompanhar o programa, principalmente para quem busca praticidade, gosta e não sabe muito bem de cozinha. Essa passou esses dias no GNT. Tem o vídeo completo aqui.

Ingredientes:

1 abobrinha
1 alho-poró
2 tomates maduros
½ xícara (chá) de polenta instantânea
1 dente de alho picado fino
2 ½ xícaras (chá) de água fervente
¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
2 colheres (sopa) de manteiga
1 muçarela de búfala (120 g) - se preferir, pode usar qualquer queijo branco
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora
folhas de manjericão a gosto

Modo de preparo:

Corte o talo do alho poró já lavado e seco em rodelas finas. Lave, seque e corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as pontas, e fatie as metades em meias-luas finas.
Descasque o alho, pique fino metade do dente e bata o restante no pilão com uma pitada de sal, até formar uma pastinha.
Leve uma chaleira com um pouco mais de 2 ½ xícaras (chá) de água ao fogo médio para ferver. Lave, seque e corte os tomates ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte as metades em cubos pequenos. Transfira para uma tigela, junte a pastinha de alho, 2 colheres (sopa) de azeite e folhas de manjericão a gosto. Misture delicadamente e reserve – assim os tomates absorvem os sabores do molho.
Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo alto. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e adicione o alho-poró. Diminua o fogo para médio e refogue por 3 minutos, até começar a dourar. Afaste o alho-poró para o canto da frigideira, adicione a abobrinha e não mexa no primeiro minuto para a abobrinha dar uma tostada. Refogue a abobrinha por 5 minutos, junto com o alho-poró. Abra um espaço no centro da frigideira, regue com 1 colher (chá) de azeite e junte o alho picado. Deixe o alho fritar por 30 segundos, apenas para perfumar, e misture com os legumes. Tempere o refogado com sal e pimenta a gosto e divida em 2 pratos de servir.
Passe um papel toalha na frigideira apenas para tirar o excesso de azeite (não precisa lavar). Coloque 2 ½ xícaras (chá) da água fervente na frigideira e volte ao fogo médio. Tempere com sal e acrescente a polenta aos poucos, mexendo com um batedor de arame para não empelotar. Mexa por 2-3 minutos até a polenta ficar cremosa. Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo ralado. Sirva imediatamente a polenta sobre os legumes refogados. Com as mãos, rasgue a muçarela de búfala em pedaços e disponha sobre a polenta, cubra com saladinha de tomate e folhas de manjericão. Sirva a seguir. 

Dicas:
O tempo de cozimento da polenta instantânea pode variar dependendo da marca; caso seja necessário cozinhar por mais tempo, regue com o restante da água fervente aos poucos para a polenta não grudar no fundo da frigideira. Pode usar a não instantânea também, mas vai demorar um pouco para ficar pronta.
Coloquei um pouquinho de água na hora de refogar a abobrinha, pois eu queria ela mais molinha e menos tostada.
Se quiser incrementar, pode colocar uns cubinhos de bacon no refogado de legumes (nesse caso, frite o bacon antes do alho poró nessa mesma frigideira para pegar o sabor).
Essa quantidade serve 2 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!