segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Bolo Chiffon de Laranja



Um arraso esse bolo que achei no blog do Richie, A Cozinha Coletiva. Quem não conhece, vale muito dar uma passada por lá. As fotos são de profissa e as receitas são um encanto. A receita original era com tangerina, mas fiz com laranja mesmo porque era o que eu tinha em casa. O sabor fica bem suave e é absurdamente macio. Entrou para a lista dos meus bolos preferidos.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo, menos duas colheres (sopa) - meça a xícara e retire as colheres da farinha medida
2 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo de girassol, canola ou outro óleo vegetal sem sabor
6 gemas em temperatura ambiente
2 colheres de sopa bem cheias de raspas da casca da laranja (ou tangerina)
1/2 xícara (chá) de suco de laranja natural, espremido na hora
1/4 de xícara (chá) de água gelada
6 claras em temperatura ambiente
1/4 de colher (chá) de cremor tártaro - se não encontrar, não use
 Açúcar de confeiteiro para polvilhar
 
Modo de preparo:
 
Preaqueça o forno a 180ºC. Peneire juntos, em uma tigela grande, a farinha, o amido, o fermento, o sal e 1 xícara do açúcar. Peneire a mistura mais uma vez. Faça uma cavidade no meio da mistura de farinha e junte o óleo, as gemas, as raspas e o suco de tangerina e a água gelada. Bata com um fouet até a massa ficar lisa e homogênea.
Na batedeira, em velocidade médio-alta, bata as claras com o cremor tártaro até conseguir picos moles. Com a batedeira ligada adicione a 1/2 xícara de açúcar restante aos poucos, colherada por colherada, até que o merengue alcance picos firmes e fique liso e brilhante. 
Adicione metade do merengue à massa e misture, com uma espátula ou colher grande, delicadamente, fazendo movimentos circulares de cima para baixo. Junte o restante do merengue e incorpore da mesma forma, sem misturar demais.
Passe a massa para uma fôrma de bolo chiffon de 25 cm untada e enfarinhada (eu não tenho essa forma especial, usei uma forma comum com furo no meio). Leve ao forno até que, enfiando um palito no centro, ele saia limpo. Não deixe assar demais. Retire do forno e espere esfriar completamente antes de desenformar. Passe o bolo para o prato de servir e polvilhe com açúcar de confeiteiro. 
 
Dicas:
 
Fiz metade dessa receita porque o bolo é bem grande.
Acho que este bolo dá certo e fica muito com qualquer suco cítrico! Experimenta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!