quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Bolinho de Mandioca com Carne


Sobrou carne de churrasco ou até mesmo qualquer sobrinha de carne e você não sabe o que fazer com ela? Então já tem uma opção. Esse bolinho delícia de mandioca pode ser feito com qualquer carne. Evita o desperdício e você ainda tem uma opção diferente para usar as sobras, ao invés de tacar tudo no molho do macarrão (confessa que você faz isso - eu faço! rsrs).

Ingredientes:

500 gramas de mandioca cozida
Sobras de carne (eu usei sobras de carne de porco - uns 200-250 gramas mais ou menos)
1 gema
1/2 cebola picadinha
Cheiro-verde a gosto
Sal e pimenta a gosto
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Processe as sobras de carne até ficar tudo uniforme. Reserve. Amasse a mandioca cozida ainda quente. Junte a carne, a cebola, o cheiro-verde, a gema e os temperos. Misture tudo muito bem com as mãos (se você tiver um moedor em casa, pode passar a massa uma vez nele - ajuda a dar liga e deixa o bolinho mais uniforme; se você não tem, não tem problema porque o bolinho dá certo do mesmo jeito, provavelmente terá apenas um aspecto mais rústico). Unte as mãos com óleo e faça bolinhas médias. Empane com a farinha de rosca e frite em óleo quente.

Dicas:

Cuidado na hora de temperar a massa. Dependendo da sobra de carne que você usou, pode ser que precise de bem pouco sal.
Pode usar mais de 1 tipo de carne no bolinho. Se você não tem processador de alimentos, triture a carne no liquidificador ou na faca mesmo (tem que ficar muito bem picada, dá trabalho mas não é impossível).
Essa receita rende mais ou menos 25 bolinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!