sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Pizza Invertida



Adoro essas receitas criativas! Essa passou no programa da Ana Maria Braga - trata-se de uma pizza feita "de cabeça para baixo", ou seja, primeiro você coloca os ingredientes do recheio em um refratário e depois cobre com a massa! Muito gostosa, diferente e fácil.
Fonte: Mais Você (Nathalia, obrigada pela dica!).

Ingredientes:

Para a massa:
175 gramas de farinha de trigo (cerca de 1 e 1/2 xícara (chá) não muito cheia)
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento biológico seco
6 colheres (sopa) de água morna
1 colher (sopa) de azeite

Para o recheio:
200 gramas de muçarela em fatias
200 gramas de presunto em fatias
Palmito a gosto (usei meio vidro grande)
Ervilhas a gosto (usei cerca de 100 gramas)
Molho de tomates a gosto
Catupiry a gosto
Orégano

Modo de preparo:

Para a massa:
Misture todos os ingredientes, acertando o ponto da massa com a água. Quando formar uma bola, amasse muito bem (cerca de 5-7 minutos) e deixe descansar em lugar abafado por mais ou menos 1 hora.

Para a montagem:
Pegue uma forma que possa ir ao forno. A Ana Maria fez em cumbucas individuais (eu até tenho algumas, mas como não sei se podem ir ao forno usei uma forma de porcelana para torta). Unte esse refratário com manteiga e espalhe uma grossa camada de muçarela (precisa ser bastante mesmo para fazer uma espécie de "cama" para o recheio não queimar e nem escapar na forma). Coloque depois o presunto, o palmito, as ervilhas, o catupiry e finalize com o molho (eu até dispensaria o molho, fique à vontade!) e orégano. Estique a massa e cubra toda o recheio, grudando a beirada da massa no lado de fora da forma. A massa não pode ser fininha! Leve para assar em forno preaquecido até dourar. Retire, passe uma faca para soltar as beiradas da massa e desenforme cuidadosamente, virando sobre o prato que vai servir.

Pizza crua pronta para ir ao forno

Pizza já assada, pronta para desenformar

Dicas:

A receita de massa que a Ana Maria faz é outra. Resolvi fazer essa porque eu queria uma quantidade que desse certinha na minha forma e não sobrasse. A que passou no programa é grande e rende muito. Minha forma de porcelana tem 20 cm.
O recheio pode ser o que você quiser. Os únicos requisitos são ter bastante muçarela, fazendo aquela "caminha" que expliquei acima; e evitar ingredientes que soltam água, como tomates por exemplo. Eu achei desnecessário o molho, pois a muçarela solta líquido enquanto a pizza assa.
Coloque uma outra forma qualquer por baixo para evitar que o recheio queime antes da massa terminar de assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!