terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Ravioli Caseiro de Salmão com Molho Béchamel


Se você é uma pessoa que consegue fazer uma boa massa caseira, e principalmente, abri-la com a espessura adequada sem o auxílio de um cilindro, sinta-se admirada. Não sei ao certo o que se passou na minha cabeça, talvez tenha sido o meu livro de massas que fez-me cometer tamanha insanidade. Sempre tive vontade de fazer massa caseira. Fiz, tomei um baita show e prometi que segunda vez só acontece aqui em casa depois que eu tiver um cilindro de massas.
Apesar de terem ficado grossos, os ravioli ficaram muito bons. Massa fresca é outra coisa... é aí que a insanidade se explica.

Ingredientes:

Para a massa:
300 gramas de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de azeite (opcional - dica do livro)

Para o recheio:
Cerca 250 gramas de salmão já pronto (pode ser assado, grelhado, etc.)
1-2 colheres (sopa) de creme de ricota

Para o molho béchamel:
30 gramas de manteiga
30 gramas de farinha
500 mL de leite
Sal e pimenta a gosto
Parmesão para polvilhar

Modo de preparo:

Para a massa:
Coloque a farinha sobre uma superfície limpa e, com as mãos, faça uma cova grande e funda no centro. Quebre os ovos dentro dessa cova, junte o azeite e o sal. Com um garfo, comece a incorporar gradualmente a farinha dos lados da cova. Assim que a mistura dos ovos deixar de estar líquida, comece a mexer na massa com as mãos, até que se forme uma massa pegajosa e grosseira (se a massa estiver muito seca, junte algumas gotas de água; se estiver muito úmida, polvilhe farinha de trigo). Molde uma bola e amasse-a como se fosse pão. Empurre-a com a base da mão e depois dobre a ponta para trás, É necessário amassa-la exaustivamente.
Embrulhe a massa num plástico e deixe-a repousar durante 15-20 minutos à temperatura ambiente.

Para o recheio:
Desfie o salmão, retire as espinhas e amasse bem com o garfo. Coloque o creme de ricota aos poucos e vá misturando. O recheio não pode ficar muito úmido (senão fura a massa). Se necessário, acerte o sal. Reserve.

Para o molho béchamel:
Derreta a manteiga e junte a farinha de trigo, mexendo sem parar com um batedor de arame (fogo médio). Vá misturando bem até a farinha com a manteiga ficarem douradas (leva cerca de 1-2 minutos). Junte o leite continue mexendo até engrossar. Tempere com sal e pimenta a gosto. Se o molho estiver muito grosso, coloque mais um pouquinho de leite. Reserve.

Para a montagem da massa:
Essa é a parte mais complicada para quem não tem cilindro. Você precisa tentar abrir a massa de forma que fique beeem fina, só que abrir massa caseira é bem difícil. Você olha nas bordas e acha que está bom, mas quando chega no centro, vê que lá ainda está grosso. O negócio é ter força e muita paciência. Quanto menor for a porção que você está tentando abrir, melhor será o resultado, porém será mais demorado. Tente abrir a massa no formato de um retângulo estreito (que dê para dobrar, pois irá facilitar na hora de fechar). Coloque o recheio próximo de uma das extremidades do retângulo, usando para isso uma colher de chá. Lembre-se de deixar um espaçamento igual entre eles. Dobre a parte "de cima" da massa, de forma a fechar uma longa tira de ravioli. Aperte bem ao redor do recheio, de forma que todo o ar saia. Com uma carretilha ou um cortador, corte os quadradinhos de massa. Disponha-os sobre um pano de prato limpo e enfarinhado até terminar todo o processo para que então cozinhem. Cozinhe os ravioli em água fervente até ficarem macios (o tempo vai depender da espessura da sua massa). Sirva com o molho quente, polvilhado com parmesão ralado.

Dicas:

Uma boa farinha de trigo faz toda a diferença nessa receita! Aqui no Brasil, infelizmente, é difícil encontrar uma boa farinha nos supermercados comuns. A ideal seria a do tipo 00 ou farinha de grano duro.
A melhor dica que eu tenho para essa receita: compre um cilindro de massas! rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!