sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Mjadra (Arroz com Lentilhas)


Mjadra é uma receita árabe (da Líbia) basicamente feita com arroz, lentilhas e cebolas. As lentilhas são muito populares no Oriente Médio (eu nunca tinha comido!), sendo a base de muitos pratos árabes. Você pode fazer mjadra como prato principal ou como acompanhamento e servir com kafta, por exemplo. Fiz a minha própria versão de mjadra, tomando como base a receita de um livro da Síria e Líbano que tenho aqui.

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara (chá) de arroz parboilizado
2 cebolas grandes
250 gramas de lentilhas
Azeite (o quanto baste)
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as lentilhas em água fervente até ficarem macias (em média leva 20 minutos). Escorra e reserve. Pique finamente 1 cebola e frite em azeite o suficiente (o azeite deve cobrir as cebolas). Deixe o fogo baixo para que frite lentamente. Jogue então o arroz lavado e deixe fritar um pouquinho. Cozinhe o arroz normalmente. Quando o grão estiver macio, junte as lentilhas e tempere a gosto. Corte a outra cebola em rodelas. Numa frigideira, aqueça mais azeite e frite as rodelas de cebola até ficarem macias (de novo, o azeite deve cobrir as rodelas de cebolas. Aqui é necessário deixar fritar muito bem para que percam a acidez). Coloque o arroz numa travessa de servir e disponha a cebola frita por cima. Sirva imediatamente.

Dicas:

A maioria das receitas de mjadra que li usavam pouquíssimo arroz (cerca de 50 gramas) para uma quantidade muito maior de lentilhas (250 gramas). Resolvi adaptar e fazer um "meio a meio".
A quantidade de cebolas também era bem maior. Eu usei apenas 2, mas a receita do livro, por exemplo, pedia 10 cebolas / 1 kg de lentilhas e 250 gramas de arroz cru. Se você quer seguir a receita original, faça assim. Não se preocupe com o sabor das cebolas, elas ficam bem adocicadas pois são fritas por um tempo longo e em bastante azeite, perdendo aquela acidez tradicional. Se preferir, use cebolas roxas, são ainda mais "suaves".

2 comentários:

Eu comentaria isso!