sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Torta de Chocolate e Maracujá II



Essa torta era para ter sido um bolo, se eu não tivesse perdido a massa. É... merda acontece até com quem sabe cozinhar e já fez 4345 bolos básicos para rechear. Só que fui testar uma receita nova que não deu nada certo para mim - o bolo, depois de assado, ficou igualzinho a um angu (polenta). Depois do fracasso e do bolo-angu jogado no lixo, precisei pensar em como usar o recheio de maracujá (esse, por sinal, era outro teste, mas que deu certo! É do curso de bolos da Silvia Branconaro que passou na Eduk.) que já estava prontinho na geladeira e daí saiu essa torta. Apesar de ser a segunda torta de maracujá com chocolate que posto aqui no blog, não tem nada a ver com a versão I. A cobertura também é novidade, é do blog Cozinhar é Preciso. A torta ficou muito gostosa, nem preciso falar o quanto maracujá e chocolate combinam, né?

Ingredientes:

1 pacote de biscoitos "maria"
Leite para molhar os biscoitos
1 lata de leite condensado
1 caixinha de chantilly
1 pacotinho de suco de maracujá (da marca Mid*)

Para a cobertura:
215 gramas de chocolate meio amargo picado (usei 115 g do amargo e 100 g do ao leite)
1/3 xícara (chá) de água
115 gramas de manteiga sem sal, cortada em pedacinhos, temperatura ambiente

Modo de preparo:

Faça o creme de maracujá: bata o chantilly bem gelado com o leite condensado (se estiver gelado, melhor) até ficar cremoso. Juntar o pó do suco de maracujá e bater mais um pouco. Reserve.
Forre uma travessa pequena com plástico para ajudar a desenformar. Monte a torta, começando com uma camada de biscoitos passados rapidamente pelo leite e depois uma porção do creme de maracujá. Faça quantas camadas quiser, até acabar o creme. Termine a torta com biscoitos, feche o plástico e leve para gelar por cerca de 4 horas. Enquanto isso, faça a cobertura: pique o chocolate em pedaços pequenos, coloque em um refratário juntamente com a água e derreta em banho maria (ou no micro-ondas, em intervalos de 30 segundos). O creme demora um pouco para ficar homogêneo, não estranhe. Quando isso acontecer, junte a manteiga em pedacinhos, misturando bem com um fouet. Deixe esfriar até ficar consistente. Desenforme a torta e espalhe a cobertura. Decore como desejar e coloque a torta na geladeira.

Dicas:

A receita de creme de maracujá pedia apenas 1 colher de sopa de suco, mas eu achei que o sabor estava muito suave. Fui acrescentando mais pó aos poucos e achei que o pacotinho inteiro deixou como eu queria. Ficou azedinho mesmo.
*O suco da marca Mid tem menor quantidade de açúcar, por isso é o melhor para usar nesse tipo de creme que já leva dois ingredientes bem doces. Além disso, o que queremos é sentir o azedinho do maracujá.
Essa cobertura fica brilhante e muito mole na hora que fica pronta. Vai endurecer devagar (eu acelerei o processo colocando na geladeira, rs), e só depois disso é que vai dar para espalhar com uma espátula. Ela fica brilhante na hora, mas depois fica fosca como vocês podem ver na foto.
Use um chocolate de boa qualidade para fazer essa cobertura, pois a mistura água + manteiga + chocolate faz com que boa parte de seu sabor se perca, o creme fica amanteigado. Por isso, é fundamental usar um chocolate gostoso e de sabor marcante. Nada de fracionados/hidrogenados.

2 comentários:

  1. Oi, Karen, adorei a receita. Tens alguma marca de chocolate para recomendar? Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosane, minha marca nacional preferida é a lacta. Mas o melhor chocolate do mundo, na minha opinião, é o lindt. rsrsrs Bjs.

      Excluir

Eu comentaria isso!