terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Focaccia de Pizza



Essa receita é na verdade uma variação da focaccia tradicional que já postei aqui antes. A massa é feita do mesmo jeito, mas a cobertura pode variar conforme seu gosto. Em Roma notei que eles fazem muita focaccia, de tudo que é sabor, e é uma delícia! Aqui em Niterói tem uma boulangerie que eu gosto muito, eles vendem focaccias de cebola, de tomate, e de legumes variados. Uma delícia experimentar as variações!

Ingredientes:

1 colher (sopa) de fermento biológico seco
425 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
2 colheres (chá) de sal
90 mL de azeite, mais um pouco para untar
Tomate, presunto e muçarela (o quanto baste)
Orégano para polvilhar

Dissolva o fermento em 4 colheres (sopa) de água morna, deixe 5 minutos e mexa uma vez. Misture a farinha e o sal em uma tigela grande e faça uma cova no meio. Junte o azeite, o fermento e 240 mL de água morna. Aos poucos, misture os ingredientes até obter uma massa uniforme. A massa deve ficar macia e grudenta. Resista à tentação de acrescentar farinha! Polvilhe farinha na massa e sove por 5-7 minutos em superfície enfarinhada. A massa deve ficar uniforme e elástica. Coloque-a em uma tigela untada com azeite. Cubra com um pano úmido e deixe por 1h-1h30, até dobrar de tamanho. Em superfície enfarinhada, pressione a massa para tirar o ar. Cubra com pano seco e deixe descansar por 5 minutos. Pincele a fôrma com azeite. Coloque a massa na fôrma. Espalhe-a para distribuí-la de modo uniforme. Cubra com o pano e deixe descansar por 35-45 minutos até estufar. Preaqueça o forno a 200ºC. Espalhe o presunto e a muçarela picadinhos sobre a massa, cubra totalmente com rodelas bem finas de tomate. Coloque o azeite restante sobre a massa e salpique orégano. Asse na grade superior do forno até dourar. Transfira para uma grelha até esfriar.

Dicas:

Essa massa é grudenta e chata de sovar. Se você tiver uma batedeira planetária, pode fazer a massa nela - e vai ser bom porque assim você irá resistir à tentação de colocar mais farinha. Algumas vezes realmente é necessário colocar mais farinha (ou até menos) por causa das variações que há no mercado, mas nessa receita a massa fica grudenta mesmo. Se a massa estiver sem formato, mole, aí sim você pode acrescentar mais um pouquinho. Mas tome cuidado nessa hora, coloque mais se for realmente necessário.
É importante que os tomates sejam fatiados bem fininhos, para evitar que soltem aquele aguaceiro na massa.
Sempre faço metade dessa receita, que é para acabar tudo na hora. A receita inteira serve 4 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!