terça-feira, 9 de novembro de 2010

Risoto Milanês


Mais uma receita retirada de um dos meus livros portugueses. Adoro risotos, mas nunca tinha feito. Costumava comê-los em restaurantes. O modo de fazer é completamente diferente do tradicional arroz (antes eu achava que era só cozinhar arroz e misturar os ingredientes, nada a ver!). Essa receita é bem simples!

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de arroz arbório
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sobremesa) de manteiga
1/2 cebola picadinha
150 mL de vinho branco seco
Cerca de 1 L de caldo de legumes
85 gramas de queijo parmesão
1 colher (chá) de açafrão

Modo de preparo:

Derreter 2 colheres (sopa) de manteiga em fogo baixo. Juntar a cebola e fritar até que fique mole, mas não dourada. Juntar o arroz e cozinhar por cerca de 2-3 minutos, ou até que os grãos fiquem cobertos na manteiga e ganhem cor. Juntar o vinho ao arroz e misturar lentamente, de vez em quando, até que absorva bem. Colocar uma concha do caldo de legumes, bem quente, e mexer sempre para que o líquido seja absorvido antes de adicionar mais. Vá colocando o caldo até que o arroz fique macio, cuidado para não colocar demais (o arroz não deve ficar muito mole). Junte o açafrão, o queijo parmesão e as 2 colheres (sobremesa) de manteiga. Deixar no fogo rapidamente, apenas para derreter a manteiga. Misturar bem e servir imediatamente.

Dicas:

Caso prefira usar açafrão em fios, coloque 2 pitadas numa vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por uns minutos. Eu usei em pó mesmo, vende em qualquer mercado.
O arroz arbório é usado especialmente para risotos. Como não tinha aqui, usei o comum. Fica tão bom quanto.
Para fazer o caldo de legumes, basta dissolver 1 tablete de caldo de legumes em 1 litro de água e deixar ferver.
Prepare o risoto e sirva imediatamente, não deixe a panela tampada no fogão esperando outros pratos ficarem prontos. Isso faz com que o risoto fique seco e empedre.

Um comentário:

Eu comentaria isso!