quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Bolo de leite em pó e creme alpino



Gente, preciso falar o tanto que os recheios desse bolo super combinam: o doce do recheio de leite em pó se une ao sabor intenso do recheio alpino, tirando aquele enjoativo que apenas 1 deles deixaria em um bolo. Um chantilly neutro fecha o conjunto! A caldinha escorrendo é só para dar aquele charme (mas não deixe de usar um bom chocolate nela), e o granulado por cima faz toda a diferença se for um Callebaut.

Ingredientes:

Para a massa:
5 ovos
190 gramas de açúcar
125 gramas de água
125 gramas de óleo
190 gramas de farinha de trigo
40 gramas de chocolate em pó
13 gramas de fermento em pó

Para o recheio de leite em pó:
100 gramas de manteiga sem sal
1/2 lata de leite condensado
100 gramas de leite em pó
1/2 lata de creme de leite sem o soro

Para o recheio alpino:
200 gramas de doce de leite
150 gramas de chocolate (50% cacau no mínimo)
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó

Para a cobertura e decoração:
1 caixinha de chantilly (pode usar creme de leite fresco ou natas (200 g) com quanto açúcar você preferir)
50 gramas de chocolate meio amargo (50% cacau no mínimo)
Creme de leite o quanto baste
Granulados o quanto baste

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos com o açúcar até ficar uma mistura volumosa e clara (cerca de 10 minutos). Coloque a batedeira na velocidade mínima e junte o óleo e a água. Deixe bater só para misturar. Peneire a farinha, o chocolate em pó e o fermento e vá acrescentando na massa aos poucos enquanto mistura delicadamente. Leve para assar na forma de aro ou fundo removível (essa massa é para uma forma de 20 cm, bem funda), sem untar as laterais (eu coloco apenas uma folha de papel toalha no fundo). Deixe assar até passar no teste do palito, retire e deixe esfriar completamente.

Para o recheio de leite em pó:
Bata muito bem a manteiga em temperatura ambiente com o leite em pó e o leite condensado na batedeira. Junte manualmente o creme de leite, mexendo com cuidado até incorporar. Reserve.

Para o recheio alpino:
Misture o doce de leite com o chocolate derretido (pode bater na batedeira ou na mão, com a ajuda de um fouet). Junte o creme de leite e o chocolate em pó, e mexa ou bata apenas para misturar e formar um creme homogêneo. Reserve.

Para a montagem e cobertura:
Monte o bolo na própria forma onde foi assado, forrando com um plástico para ajudar a desenformar. Molhe a massa com uma calda (eu gosto de usar uma mistura de leite condensado com água, na proporção de 1:1, ou seja, se usar 50 mL de água, coloque 50 mL de leite condensado).
Corte o bolo completamente frio em 3 partes, molhe a massa, espalhe o primeiro recheio, coloque outra massa, molhe, recheie com o segundo recheio e termine com a última parte de massa, também umedecida. Feche o plástico e leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme sobre um prato de servir e espalhe o chantilly batido conforme instruções da caixa. Leve para gelar e faça a caldinha: derreta o chocolate no micro-ondas e vá jogando creme de leite até atingir o ponto desejado (o ideal é que fique uma caldinha levemente consistente, como calda de sorvete mesmo - aqui é difícil dizer a quantidade de creme de leite, pois vai depender se você está usando o fresco, o de lata ou o UHT. Também depende da marca do seu chocolate). Espere esfriar um pouco e jogue morna sobre o bolo. Espalhe granulado ou chocolate ralado e leve para gelar até o momento de servir.

Dicas:

Eu sempre gosto de frisar nas minhas receitas que ingredientes de qualidade fazem TODA a diferença no seu bolo. Isso inclui usar manteiga e não margarina; chocolates nobres (que não sejam hidrogenados ou fracionados), doce de leite de marca boa e etc. Vai por mim, 50% do sucesso da sua receita tá na qualidade do que você utiliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!