sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Moída Wellington



Sempre tive vontade de experimentar Bife Wellington, uma receita tradicional da Inglaterra que consiste em um pedação de filé mignon enrolado em massa folhada. O problema é que eu não como carne mal passada de jeito nenhum, não gosto nem mesmo quando está "ao ponto". Prefiro mesmo é comer um bife todo marronzinho! Por isso nunca tive coragem de fazer essa receita, já que a peça de carne fica praticamente crua no centro. Mas aí eu vi essa receita com carne moída lá no Monta Encanta e resolvi experimentar. Além de ser fácil, é muito saborosa e econômica.

Ingredientes:

400g de carne moída
1 xícara de cenoura ralada
1 xícara de ervilhas frescas congeladas
1 colher de sopa manteiga
2 colheres (sopa) de flocos de aveia (eu usei farinha de aveia)
2 colheres (sopa) de creme de leite
2 dentes de alho amassados
1-2 ramos  de alecrim fresco, cerca de 1 colher de sobremesa
1/2 xícara de cebolinha picadinha

4-5 ramos de tomilho fresco
Sal e pimenta do reino a gosto
1 pacote de massa folhada pronta (300 gramas)
1 gema

Modo de preparo:

Numa panela grande, aqueça a manteiga. Junte a cenoura e as ervilhas. Misture bem para refogar e tempere com sal e pimenta. Deixe até a cenoura murchar. Desligue e reserve.
Pegue uma tigela grande e misture a carne com o alho amassado. Tempere como preferir. Junte o creme de leite e a aveia, misture bem e acrescente as ervas picadas (eu usei apenas cheiro verde beeem picadinho, quantidade generosa!). Misture os legumes na carne e incorpore bem. Abra a massa folhada e arrume a carne no centro, formando uma espécie de "morro" com a carne. Compacte bem o recheio. Pincele gema sobre as extremidades da massa e feche-as, formando um envelope e vedando bem para a carne não escapar. Pincele gema por fora e leve para assar até ficar bem douradinha. Sirva imediatamente.

Dicas:

A massa folhada queima facilmente, então é bom levar para assar com uma outra assadeira por baixo da que contém a carne (assadeira dupla). E deixe assar por bastante tempo para garantir que a carne irá cozinhar completamente no centro. Lembre-se de que quanto mais alto você fizer o assado, mais tempo vai demorar para ficar pronto e maior será a chance de ficar mal assado no centro. Aqui em casa assou por cerca de 50 minutos e eu ainda achei que precisava deixar mais uns 10 minutinhos.
Não asse em forno muito quente (180ºC está bom) para que a massa não asse muito rápido. A carne precisa de tempo para cozinhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!