quarta-feira, 9 de julho de 2014

Bolo de Milho (sem glúten e sem leite)


Quem me conhece sabe que não sou nada adeptas à  essas "modinhas alimentares" que estão rolando por aí. Acho muito válido cortar da sua dieta algum alimento que comprovadamente lhe cause algum tipo de desconforto, como por exemplo quem é celíaco, quem tem quaisquer alergias, essas coisas. Mas não sou do time que concorda em abolir, por exemplo, o ovo da alimentação porque leu não sei onde que faz mal. Antes de entrar nessa onda que eu diria ser até mesmo prejudicial, informe-se bem.
Ainda bem que (por enquanto) não sofro disso e consigo imaginar como sofrem as pessoas que possuem restrições alimentares. Quem me conhece mais ainda sabe que tenho muito preconceito com receitas restritivas, dessas que tiram glúten, lactose, açúcar e por aí vai. Mas acontece que tenho que admitir que essa receita é boa de verdade. Nada de falsa moral, até porque não sou disso (se eu não gosto, não posto aqui). O bolo é feito com flocos de Milharina, não leva farinha e nem leite e fica absurdamente úmido e também fofinho. Com toda essa restrição, é incrível, não acham? Duvidei demais dessa receita, até que a reencontrei no site do Mauro Rebelo e resolvi testar depois de ver as fotos, de ler os comentários e também para poder dizer sinceramente às pessoas que sofrem de algum tipo de intolerância alimentar que há sim pelo menos uma receita deliciosa sem farinha de trigo E sem leite. Prometo que vou abrir mais minha mente para o assunto.

Ingredientes:

1 lata de milho verde (escorra a água)
1 lata de flocos de milho pré-cozidos (Milharina) - use a lata do milho como medida
1 lata de açúcar
1 lata de leite de coco (se quiser, pode usar leite de vaca)
1/2 lata de óleo (usei óleo de canola)
3 ovos
50 gramas de coco ralado (dá mais ou menos 4 colheres de sopa cheias)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador. Despejar a massa numa forma untada com margarina ou manteiga e polvilhada com a Milharina. Assar em forno preaquecido até passar no teste do palito.

Dicas:

Quem não conhece Milharina, saiba que é um tipo de floco de milho pré-cozido da marca Quaker, é diferente da farinha de milho amarela em flocos. Os flocos da Milharina são mais úmidos.
Eu fiz metade dessa receita e rendeu um bolo pequeno feita em forma de bolo inglês. 

2 comentários:

  1. Oi Karen, já fiz essa receita e adorei! Eu tb não vou pelas modinhas... a diferença é que hoje em dia, temos a internet com inúmeras alternativas para podermos comer bem, né? Daí que podemos escolher entre as mais variadas receitas que existem, uma vez que não tenho intolerância a nenhum alimento.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia! Concordo com vc, a internet está sempre me salvando! Que bom que gostou da receita!
      Bjo

      Excluir

Eu comentaria isso!