quinta-feira, 19 de junho de 2014

Panqueca de Abobrinha


A receita não é das mais bonitas, confesso, mas é uma opção razoavelmente saudável (e gostosa também) de acompanhamento para um almoço. Tirei a receita de um compartilhamento do Facebook, para ver o post original (e com uma foto mais apresentável) clique aqui. Fiz umas alterações no modo de fazer e assim a receita ficou ainda mais fácil.

Ingredientes:

1 abobrinha grande, lavada e picada em cubos
1 ovo
1 colher (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de cebola picada
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (usei provolone e coloquei mais que meia xícara!)
Sal, pimenta e bastante cheiro verde
Óleo para fritar

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o cheiro verde que deve ser adicionado na massa já batida. Aqueça uma frigideira antiaderente, unte com óleo e frite as panquecas aos poucos, deixando uma espessura mais grossa do que panquecas tradicionais. Vire cuidadosamente e frite do outro lado. Sirva imediatamente.

Dicas:

Uma amiga havia me alertado de que a receita era meio sem graça. Por conta disso, coloquei provolone e bastante cheiro verde. Coloquei pouco sal porque o provolone já é bem forte.
As panquecas, quando mais grossas, são mais chatinhas para fritar. A parte de cima fica mole e crua enquanto a parte em contato com a frigideira já está bem moreninha. Frite em fogo mais baixo e se possível, coloque uma tampa para ajudar no cozimento.
A textura da massa crua é mais grossa (mais espessa) do que a massa das panquecas tradicionais.

4 comentários:

  1. Que receita ótima, diferente e criativa!!! Com suas dicas certamente fica ainda mais fácil!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser em frigideira menor? Porque como a massa é mole, ela espalha, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Lúcia! Vc pode fazer em qualquer frigideira, mas considere que essa massa não é como a panqueca tradicional, ela é mais espessa e mais "pesada" (ela não espalha facilmente). O objetivo é que as panquecas fiquem mais grossas também, já que não levam recheio e nem são enroladas. Eu coloquei às colheradas e depois sacudi a frigideira para que elas ficassem uniformes.

      Excluir

Eu comentaria isso!