segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bolo Amanteigado de Frutas Vermelhas



Bolo todo branquinho aqui em casa é meio raro (é difícil evitar o chocolate!), e justamente por isso eu quis testar a receita desse recheio numa massa branca com cobertura branca. Esse recheio eu vi num curso da Eduk, achei bem interessante e diferente dos que eu costumo fazer e estava doida para colocá-lo em prática. A textura é muito leve e suave, os ingredientes são comuns e ainda por cima é fácil de fazer.

Ingredientes:

Para o bolo:
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 e 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de fermento

Para o recheio:
175 gramas de manteiga sem sal
100 gramas de açúcar impalpável (usei açúcar de confeiteiro)
160 gramas de leite condensado
50 gramas de geleia de frutas vermelhas (usei geleia de morangos, e bem mais do que 50 gramas)

Para a cobertura e decoração:
1 caixinha de chantilly pronto
Cobertura de sorvete sabor chocolate

Modo de preparo:

Para o bolo:
Bater bem os ovos, a margarina e o açúcar. Juntar o leite morno e bater mais um pouco. Desligue a batedeira, junte a farinha e o fermento (todos peneirados) e bata rapidamente, apenas para misturar. Despeje numa fôrma redonda (20 cm), untada e enfarinhada (pode usar papel manteiga ou papel toalha também), e leve para assar até passar no teste do palito.

Para o recheio:
Bater bem a manteiga com o açúcar até formar um creme leve. Junta o leite condensado e bater mais um pouco. Acrescente a geleia e misture bem. Reserve.

Para a cobertura e decoração:
Bata o chantilly de acordo com as instruções. Reserve.

Montagem:

Corte o bolo já frio em 3 discos. Na própria forma onde o bolo foi assado, forre um plástico grande (isso vai ajudar a desenformar; papel alumínio também serve) e coloque um disco de massa. Molhe o bolo com uma calda de sua preferência (eu uso leite condensado com água, na proporção de 1:1 - por exemplo, 50 mL de água para 50 mL de leite condensado). Espalhe metade do recheio, coloque outro disco de massa, molhe e espalhe o recheio restante. Cubra com o último disco de massa também molhado, feche o bolo usando as beiradas do plástico que ficaram "sobrando" e leve para gelar por no mínimo 4 horas. Desenforme sobre um prato de servir e faça a decoração como preferir. Se você não quer usar bicos de confeitar, pode apenas passar o chantilly por todo o bolo e depois jogar calda de sorvete por cima, aleatoriamente. Fica um efeito bonito.

Dicas:

Acho que esse recheio fica mais gostoso com mais geleia. A receita pedia apenas 50 gramas, e eu coloquei uns 180 e ainda assim achei o gosto muito suave (acho que foi porque usei geleia de morango que é mais doce, ao invés da geleia de frutas vermelhas que é azedinha). Ainda assim, acho 50 gramas muito pouco! Sugiro que você coloque um pouco de geleia (do sabor que desejar) e vá provando enquanto adiciona.
Depois de testar esse recheio, concluí que deve ficar ainda mais gostoso com frutas frescas misturadas - cerejas, morangos, framboesas, amoras, etc.

4 comentários:

  1. Que lindo ficou esse bolo, com certeza ficou muito saboroso também!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir
  2. Arrasou! ficou com cara de bolo de confeitaria.

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!