terça-feira, 4 de março de 2014

Pão de Ló de Laranja com Amêndoa



Este pão de ló com cobertura é um ótimo acompanhamento para o café da manhã ou da tarde. Muito fofo e leve, não é excessivamente doce. Faz que não tem erro!
Fonte: Livro Bolos para Todos os Gostos (p. 59).

Ingredientes:

Para o bolo:
175 gramas de manteiga sem sal
175 gramas de açúcar (1 xícara de chá)
3 ovos batidos
150 gramas de farinha de trigo com fermento* (1 e 1/4 xícara de chá)
50 gramas de amêndoas moídas
Algumas gotas de essência de baunilha
Lascas de amêndoas e raspas finas de laranja para decorar

Para a cobertura:
280 gramas de cream cheese
2 colheres (sopa) de suco de laranja
2 colheres (chá) de raspas finas de laranja
100 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado (1/2 xícara de chá)

Modo de preparo:

Para o bolo:
Preaqueça o forno a 190º. Prepare uma forma de bolo inglês forrando o fundo com papel toalha. Reserve. Bata a manteiga e o açúcar em creme, até ficar claro e fofo. Acrescente os ovos aos poucos, batendo bem após cada adição. Peneire a farinha sobre a mistura cremosa, incorpore com cuidado as amêndoas moídas e a essência de baunilha, até ficar homogêneo. Despeje a massa na forma preparada, nivele e asse até dourar e o centro do bolo resistir levemente ao toque. Desenforme sobre uma grade e deixe esfriar.

Para a cobertura:
Bata o cream cheese para ficar cremoso. Acrescente o suco de laranja, as raspas e o açúcar de confeiteiro. Bata bem até ficar homogêneo e cremoso. Espalhe a cobertura sobre o bolo, decorando com as lascas de amêndoas e com as raspas de laranja. Sirva em seguida.

Dicas:

*Eu não tenho o costume de usar farinha de trigo com fermento, então uso a farinha comum e depois acrescento o fermento por conta própria. Para essa receita, junte 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, caso não vá usar a farinha já com o fermento.
Bolo bom é bolo fresco, por isso fiz meia receita e rendeu um bolo pequeno e bem baixinho na forma de bolo inglês. Se sobrar, sugiro manter em geladeira, totalmente tampado para evitar que resseque.
Na receita original do livro, a massa era dividida em duas partes e o bolo era assado em 2 formas de 20 cm. Depois deveria ser recheado. Sinceramente, achei muito pouco creme para cobrir e rechear. Além disso, eu queria mesmo um bolo simples, sem recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!