segunda-feira, 17 de março de 2014

Polpettone Recheado



Receitas com carne moída são minhas preferidas, muito versáteis e gostosas. Essa aí eu vi lá no Panelaterapia e na primeira oportunidade fui logo testar. Segui o recheio da Tatiana que usou muçarela, mas depois que preparei pensei em inúmeras possibilidades ainda mais deliciosas (o marido pensou logo em bacon!). Vou repetir a dose, com certeza.

Ingredientes:

350 gramas de carne moída (usei patinho) - usei também um pouquinho a mais de carne, uns 400 gramas
1/2 cebola pequena picada bem miudinha ou ralada
1 colher (sopa) de alho triturado 
1 colher (sopa) de creme de cebola (produto industrializado) - não coloquei
2 colheres (sopa) de cheiro verde picado
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico (opcional)
1 colher (sopa) cheia de creme de ricota ou creme de leite
Sal (cerca de 1 colher rasa das de sobremesa)
Pimenta do reino a gosto
Cerca de 250 gramas de muçarela ralada (ralo grosso)
Molho de tomate a gosto
Modo de preparo:

Misture bem até virar uma massa homogênea. Forre uma tábua de carne com papel alumínio e unte com óleo por cima (do papel) para manusear a carne sem grudar. Com metade da carne faça um círculo não muito alto. Espalhe queijo muçarela ralado no centro e cubra com a outra metade da carne, unindo bem nas extremidades para não abrir. Repare que fica quase da altura de um hambúrguer.  Grelhe a carne dos dois lados em frigideira antiaderente. Em um refratário ou qualquer recipiente que possa ir ao forno, espalhe uma camada de molho de tomates que pode ser caseiro ou industrializado, coloque o polpettone no centro, cubra com mais queijo ralado e leve para gratinar em forno pré aquecido em 200º.
Dicas:
Se você tem em casa uma omeleteira (aquele par de frigideiras que se encaixam, facilita muito para fritar dos dois lados seja lá o que você estiver fritando), vai tornar o seu trabalho praticamente nulo. Eu tenho e fiz assim: untei uma das frigideiras com um fio de azeite. Espalhei metade da carne por todo o fundo, depois coloquei a muçarela ralada e então fechei com o restante da carne. O bom de fazer com essas frigideiras é que o polpettone fica muito bem fechado, além da facilidade para fritar dos dois lados. Deixe uns 5 minutos em fogo médio, unte a outra frigideira com azeite, tampe e vire para grelhar do outro lado. Se for necessário, torne a grelhar o primeiro lado e faça isso até ficar satisfeito(a) com o  resultado. Depois é só colocar numa travessa que possa ir ao forno, espalhar o molho e mais queijo.
Tome cuidado de não deixar a carne ficar com uma camada muito grossa porque assim pode acontecer de ficar meio avermelhada no centro (mal cozida). Note que usei um pouco mais de carne porque quis cobrir todo o fundo da minha frigideira, mas a Tatiana não fez isso na receita dela.
Serve duas pessoas.

4 comentários:

  1. Ah Karen! Sempre com receitas deliciosas... vou copiar (eu não me lembrava dessa receita lá da Tati)
    Obrigada por compartilhar!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia, vc é um doce. Obrigada! Bjs.

      Excluir

Eu comentaria isso!