sexta-feira, 14 de março de 2014

Pane al Latte


Macio e levemente doce, é perfeito para as crianças, mas, servido no café da manhã ou no lanche da tarde, conquista qualquer adulto! Continuo insistindo em aprender a fazer pão. Esse realmente ficou bom. É de origem italiana, tem uma textura aveludada deliciosa. Recomendo servir com bastante manteiga ou até mesmo com geleia, ainda quentinho.
Fonte: Livro "Do Forno para a Mesa" (p. 450).

Ingredientes:

2 colheres (chá) de fermento biológico fresco
200 mL de leite morno
500 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
3 ovos, sendo 1 batido para pincelar
50 gramas de manteiga sem sal derretida
Óleo para untar

Modo de preparo:

Dissolva o fermento no leite, junte 2 ovos e misture. Coloque a farinha, o sal e o açúcar em uma tigela e misture bem. Aos poucos, adicione a misture de leite e a manteiga à mistura de farinha, mexendo até formar uma massa leve. Sove por 10 minutos em superfície enfarinhada até a massa ficar uniforme, brilhante e elástica. Coloque em uma tigela untada, cubra com filme plástico e deixe descansar por 2 horas, até dobrar de tamanho. Sobre uma superfície enfarinhada, pressione a massa com o punho. Divida em 5 pedaços, dois deles um pouco maiores que os demais. Sove cada pedaço e modele os rolos: os menores com 20 cm de comprimento e os maiores com 25 cm. Deixe os três menores lado a lado em uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque um rolo maior de cada lado e junte suas extremidades, envolvendo os três rolos menores e dando ao pão uma forma arredondada. Pressione as pontas para não desgrudarem. Cubra com filme plástico untado com óleo e um pano e deixe descansar por 30 minutos a 1 hora, até dobrar de tamanho. Preaqueça o forno a 190ºC. Pincele com o terceiro ovo batido e asse até dourar (o tempo depende de cada fogão). Retire do forno e deixe esfriar um pouquinho antes de servir.

Dicas:

Quase queimei esse pão esperando que a parte de cima ficasse douradinha. Meu forno não tem griil, se o seu tem, recomendo usar quando o pão estiver quase assado.
Se sobrar, guarde dentro de um plástico e amarre bem.
Sovei o pão na batedeira planetária, usando o gancho para massas pesadas.
Fiz metade dessa receita, a receita inteira rende muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!