domingo, 13 de fevereiro de 2011

Panquecas Cremosas de Atum



Amo panquecas! Gosto tanto que as vezes faço só a massa e como pura. É um prato muito fácil de fazer, e que permite diversas combinações de recheios. A receita da massa eu faço meio que "no olho", mas dá para seguir uma receita básica:

Ingredientes:

Para a massa:
1 ovo
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal a gosto
Azeite para fritar

Para o recheio:
1 lata de atum em pedaços
2 colheres (sopa) rasas de requeijão

Modo de preparo:

Para a massa:
Bata o ovo, o leite e a farinha no liquidificador. A massa deve ficar lisinha, na consistência de uma "vitamina rala". É difícil explicar consistência sem ver a massa, mas não pode ser muito grossa e nem líquida demais. Se for preciso, adicione mais farinha ou mais leite.

Para o recheio:
Escorra o óleo do atum e misture com o requeijão. Coloque em cada massa com 1 colher (sopa) de recheio, enrole e cubra com um molho de sua preferência. Leve ao forno somente para aquecer.

Dicas:

Essa receita de massa não rende muito, se quiser uma quantidade maior, dobre a receita (quando tem mais gente para comer, faço o liquidificador quase cheio e costumo fazer um recheio de carne moída). Como já aprendi a fazer, não meço mais e faço a quantidade que eu quero. O recheio dá para 4 panquecas bem recheadas.
Se quiser, acrescente mais coisas ao recheio, como tomates picados, milho, ervilha, etc., ou recheie com carne, frango, etc. Gosto do atum com requeijão pela praticidade e também porque rende pouco, pois aqui em casa somos apenas 2 pessoas para comer.

3 comentários:

  1. Hum..!!!Essa receita tbm vou fazer.Meu caderno de receitas, já tá acabando de tanto copiar essas delíciass.Amo seu blog!!!Bjosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Tá bonito esse prato.Vou pedir minha mae pra fazer.Vc só faz pratos gostosos!!!

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!