quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pavê de Abacaxi com Coco


Minha sogra costumava fazer esse pavê e eu adoraaava! Achei uma receita muito parecida na comunidade "Culinária - Receitas" do Orkut, postada pela Jen. Me bateu uma saudade desse doce e quis testar para ver se eu conseguiria reproduzi-lo. Meu marido disse que "deu pra matar a saudade".

Ingredientes:

Montagem:
1 lata de abacaxi em calda (ou 1 abacaxi grande)
Cerca de 200 gramas de biscoito tipo "maizena" (ou tipo "champagne")
Coco ralado para polvilhar

Para o creme 1:
1 lata de leite condensado
2 latas de leite
2 colheres (sopa) de amido de milho
3 gemas peneiradas

Para o creme 2:
3 claras
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 lata de creme de leite sem soro

Modo de preparo:

Para o creme 1:
Misture o leite condensado, 1 lata e meia de leite, o amido de milho dissolvido no leite restante, as gemas peneiradas e leve ao fogo até engrossar e começar a soltar bolhas.

Para o creme 2:
Bater as claras em neve até ficarem bem firmes. Juntar o açúcar e continuar batendo. Misturar bem o creme de leite.

Montagem:
Forrar o fundo de uma travessa com uma camada generosa de biscoitos passados rapidamente pela calda do abacaxi. Picar as rodelas de abacaxi em cubos pequenos e colocar por cima dos biscoitos. Despejar o creme 1 e alisar com uma colher. Em seguida, coloque o creme 2. Polvilhe coco a gosto e leve para gelar.

Dicas:
A receita da Jen era com biscoitos tipo "champagne". Usei biscoitos tipo "maizena" porque era como minha sogra fazia.
A receita ficará com certeza mais saborosa se for usado um coco fresco ao invés do coco ralado comprado pronto. Dessa vez, optei pela praticidade.
Caso vá usar um abacaxi fresco ao invés do em calda, molhe os biscoitos no guaraná.
Outras frutas podem ser usadas para fazer esse doce, como pêssegos, morangos, etc.

3 comentários:

  1. Hum...Essa vou fazer no domingo pro pessoal aki.Adoro abacaxi e essa receita é fácil, pra quem nao tem o dom que vc tem né? Dp te conto.Bjoss

    ResponderExcluir

Eu comentaria isso!