segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Bolo de Maçã com Canela



Mais uma receita super aprovada do Julio Ketteley! Eu já tinha feito bolo de maçã, mas daqueles que você bate tudo no liquidificador. Esse é diferente (e ainda mais gostoso), porque a massa é super delicada e as maçãs são assadas por cima, recebendo ainda uma fina camada de geleia pra dar um brilho lindo! Gostei muito também porque rende um bolo pequeno (aqui em casa somos 3 que não comem tanto), mas você pode dobrar a receita se na sua casa tiver muita gente.

Ingredientes:

2 ovos grandes (63-73 g cada ovo)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
100 g de açúcar refinado
75 g de açúcar mascavo
85 g de manteiga sem sal
125 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de fermento em pó
25 g de leite integral

Para a cobertura:
2-3 maças
1 colher (sopa) de açúcar demerara
100 g de geleia de damasco (ou outra que você julgue combinar com maçã)

Modo de preparo:

Unte com manteiga o fundo de uma forma de 20 cm de diâmetro de fundo/aro removível (cole um círculo de papel manteiga se quiser, eu fiz sem). Reserve. Preaqueça o forno a 180ºC.
Na tigela da batedeira, quebre os ovos, junte a baunilha, o açúcar refinado e o açúcar mascavo. Bata tudo por uns 5 minutos em velocidade alta (o ponto é quando você levanta o batedor e ele deixa um rastro de massa, como se fosse uma "fita").
Enquanto a massa está batendo, descasque e corte as maçãs em meios círculos finos e deixe as fatias reservadas.
Derreta a manteiga em fogo mínimo (não pode ferver), bem devagar (tire a panela do fogo de vez em quando e misture bem para ir derretendo). Junte a manteiga derretida na massa, mexendo delicadamente (para não perder o ar do creme) com uma espátula até ficar homogêneo.
Peneire a farinha de trigo, a canela e o fermento juntos em uma tigela. Vá juntando essa mistura aos poucos e misturando delicadamente com a espátula até incorporar. Por último, acrescente o leite e mexa com cuidado.
Despeje a massa na forma preparada e disponha as fatias de maçãs (se tiver paciência, coloca organizadinhas que fica mais bonito) e polvilhe o açúcar demerara. Leve ao forno até passar no teste do palito (em torno de 40 minutos, mas vai depender do seu forno).

Para a cobertura:
Numa panela, coloque a geleia com 1 colher de sopa de água. Ligue o fogo baixo e vá misturando até a geleia dissolver e formar um creme. Se ficarem gruminhos (pedaços de frutas), passe por uma peneira para removê-los, o creme deve ficar lisinho. Pegue um pincel e dê batidinhas por cima das maçãs do bolo já assado e morno (não esfregue, pois isso arranca as maçãs do lugar), cobrindo todas as fatias. 

Dicas:

Caso você não tenha uma forma de fundo/aro removível, pode fazer numa sem, mas lembre-se que não será possível desenformar esse bolo (vai estragar o efeito bonito das fatias de maçã).
Eu não tinha açúcar demerara, então usei na cobertura uma misturinha de açúcar refinado com mascavo.
A manteiga tem que ser de qualidade e sem sal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!