quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Ratatouille


"Ratatouille é uma clássica receita francesa provençal de legumes cozidos do século XVIII, podendo ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento". Essa é a definição do prato, mas sinceramente, qual é a versão original, não faço ideia! Há muitas pela internet e saber qual é a legítima é complicado. Há quem faça na panela, há quem faça no forno. Tem receita com pimentão, com cebola e por aí vai. Lendo várias receitas, acabei criando a minha versão: um molho de tomate bem espesso e saboroso por baixo e os legumes bem temperadinhos por cima. Não tem erro!

Ingredientes:

1 lata de tomates pelados
2 dentes de alho espremidos
2 colheres (sopa) de azeite
Manjericão a gosto
Sal e pimenta a gosto
1 colher (chá) rasa de açúcar
1 berinjela grande fatiada
1 abobrinha grande fatiada
3 tomates italianos fatiados
Temperos para os legumes crus: sal, pimenta e páprica
Tomilho a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo:

Primeiro faça o molho: refogue o alho no azeite, quando começar a querer dourar, junte os tomates da lata. Vá apertando com uma colher para os tomates dissolverem parcialmente (se quiser menos pedaçudo use um mixer). Eu gosto de colocar um pouquinho de água nessa etapa (cerca de 1/3 da lata de tomates). Quando começar a ferver, coloque o açúcar. Deixe em fogo baixo para apurar um pouco (uns 2 minutos). Junte algumas folha de manjericão rasgadinhas e tempere a gosto (verifique também a acidez, se necessário, coloque mais açúcar). Deixe ferver por mais 2 minutos em fogo baixo e reserve.
Fatie todos os legumes com cerca de 0,5 cm de espessura e disponha-os numa vasilha funda que possa ir ao forno. Tempere como preferir (eu gosto de usar sal, pimenta e páprica doce). Pegue um refratário e coloque todo o molho de tomate no fundo. Organize os legumes, alterando as fatias de tomate, abobrinha e berinjela. Regue com azeite e leve ao forno preaquecido (200ºC) até os legumes ficarem macios. 

Dicas:
Os legumes vão soltar líquido durante o cozimento, então pode deixar o molho de tomate bem encorpado. Dependendo do tempo que você deixar no forno, esse caldo seca um pouco. Você também pode retirar um pouco desse líquido com uma concha, se preferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!