quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Pão de Queijo IV - o melhor!



Eu estou sempre buscando receitas novas mesmo que já tenha uma que goste. Aprender e aprimorar é sempre bom, né?! Essa receita é do Eduardo Beltrame, de um curso que passou lá na Eduk. Achei a melhor receita de pão de queijo que já fiz até hoje. Ela me ganhou porque pode ser feita na batedeira planetária (nada de queimar as mãos no polvilho quente), porque fica pronta na hora (nada de horas de geladeira para dar ponto na massa) e também porque os pãezinhos não grudam nadinha na fôrma. Sem contar que a textura fica incrível: é o legítimo pão de queijo da minha terra.

Ingredientes:

150 mL de óleo
500 mL de leite
800 gramas de polvilho azedo
200 gramas de polvilho doce
20 gramas de sal
150 gramas de ovos (geralmente, 3 ovos, mas use a balança!)
600 gramas de queijo meia cura
100 gramas de queijo tipo parmesão

Modo de preparo:

Misture o óleo com o leite e leve ao fogo até ferver.  Misture os dois polvilhos com o sal. Despeje o leite quente sobre os polvilhos com o sal, mexa e vá misturando com a mão até ficar bem homogêneo (se tiver uma batedeira planetária, pode fazer nela! Use o batedor de massas pesadas para escaldar o polvilho). Acrescente os queijos e os ovos e vá sovando sobre a bancada, até sumirem os gruminhos de polvilho e a massa ficar bem lisa (na batedeira faça o mesmo, deixe sovar até a massa ficar lisa). Faça bolinhas (de 15 gramas para coquetel, 30 gramas para lanche e 80 gramas para padaria). Asse em forno preaquecido a 180ºC até ficarem levemente dourados.

Dicas:

Como disse, a batedeira facilita muito no preparo dessa receita. Outro item fundamental é uma balança de cozinha, nessa receita não dá para aproximar as medidas, tem que seguir direitinho. Tem balanças boas e baratas no mercado, vale o investimento!
O queijo é importante para um bom pão de queijo. Escolha um meia cura de qualidade: deve ser firme, que dê para ralar e bem amarelinho. O parmesão também deve ser bom!
Para testar, eu fiz 1/3 dessa receita. Renderam 20 pãezinhos de 40 gramas cada, só para vocês terem uma ideia do rendimento.
A massa pode ser mantida em geladeira por uns 2-3 dias no máximo, e também pode ser congelada (nesse caso, faça as bolinhas antes e só depois leve ao freezer para congelar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!