quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Grand Gateau de Nutella com Morangos



Aqui no Rio e também em São Paulo existe um restaurante bem famoso, o Paris 6. Apesar de nunca ter ido, conheço a fama que possui e sei também que é inspirado em bistrôs franceses do 6º Distrito de Paris (daí o nome). Lá eles servem uma sobremesa composta por um petit gateau (aquele bolinho mal assado, servido bem quente) com um picolé dentro e inúmeras variações de frutas, chocolates e caldas para cada grand gateau que existe no cardápio. Sempre tive muita vontade de experimentar! Através de um vídeo do Ana Maria Brogui, descobri que não é nada difícil de preparar. Se você quer experimentar as delícias do Paris 6 na sua casa, a hora é agora.

Ingredientes:

Para o petit gateau (retirado do livro Do Forno para a Mesa p.132):
1 ovo grande
50 gramas de manteiga sem sal em cubos, mais um pouco para untar
50 gramas de chocolate meio amargo de boa qualidade quebrado em pedaços
25 gramas de açúcar
1 colher (chá) bem cheia de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar as fôrmas

Para a cobertura e decoração (retirado do vídeo do Ana Maria Brogui, com modificações):
2 picolés mega (o sabor você escolhe)
1/2 caixa de morangos lavados, secos e picados
2 colheres (sopa) rasas de Nutella
Creme de leite de caixinha até dar o ponto de calda
Castanhas de caju picadas para decorar

Modo de preparo:

Para o petit gateau:
Preaqueça o forno a 200ºC. Unte o fundo e as laterais de 2 ramequins (os meus tem 8 cm de diâmetro). Polvilhe farinha de trigo, girando para cobrir o fundo e as laterais. Vire-as para eliminar o excesso de farinha. Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria, mexendo de vez em quando. Deixe esfriar um pouco. Em uma tigela separada, bata os ovos e o açúcar. Quando a mistura de chocolate e manteiga esfriar, junte a ela os ovos e o açúcar e misture bem. Peneire a farinha sobre essa massa e incorpore delicadamente. Divida a massa entre os ramequins (não encha até a boca, senão não caberá o picolé e os outros ingredientes da cobertura!). Asse na grade central do forno até que as laterais fiquem firmes ao toque e o meio esteja ainda macio, com aspecto de cru. Retire-os e imediatamente prossiga com a montagem da sobremesa.

Para a cobertura e a decoração:
Deixe a calda de Nutella já preparada: basta misturar a Nutella com o creme de leite, até ficar como calda de sorvete. Assim que os bolinhos estiverem prontos, coloque os ramequins sobre dois pratos de servir. Coloque então o picolé mega, espalhe a calda deixando escorrer bastante para o lado de fora, junte os morangos picados dentro e fora do pote, e finalize com as castanhas. Coma na hora porque o picolé já começa a derreter com o calor do petit gateau!

Dicas:

Essa receita faz 2 sobremesas. Se você quiser aumentar, é só multiplicar os ingredientes. O meu ramequim é um pouco pequeno para essa sobremesa, acho que ficaria melhor em um de 10 cm.
Você não precisa usar necessariamente um picolé mega, pode escolher um que lhe agrade mais (veja no site do Paris 6 as inúmeras variações!).
O mais difícil dessa sobremesa é acertar o ponto do petit gateau. Eu não gosto de fixar tempo porque cada forno assa em um tempo. Fique de olho no seu forno para não deixar o bolo assar por completo, o centro deve ficar mole mesmo. No meu forno, os dois bolinhos ficaram prontos em uns 13 minutos.
O petit gateau pode ser preparado com antecedência e deixado na geladeira por 1 noite. Pouco antes de assar, deixe por um tempo em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!