quarta-feira, 7 de outubro de 2015
Focaccia de Alecrim
Eu adoro focaccia! Essa é a receita tradicional - feita com alecrim, azeite e sal grosso, mas são inúmeras as variações que encontramos por aí. Focaccia é um pão italiano, achatado e macio, com no máximo 2 cm de altura. Na Itália é bastante comum e lá eles fazem com as mais incríveis coberturas, imitando recheios de pizzas. Depois de aprender a receita básica, vale a pena usar a criatividade e testar outros sabores.
Fonte: Livro "Do Forno para a Mesa" (p.420).
Ingredientes:
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
425 gramas de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
2 colheres (chá) de sal
Folhas de 5-7 ramos de alecrim, sendo 2/3 bem picados
90 mL de azeite, mais um pouco para untar
1/4 de colher (chá) de pimenta do reino
Sal grosso (eu não tinha, então usei flor de sal)
Modo de preparo:
Dissolva o fermento em 4 colheres (sopa) de água morna, deixe 5 minutos e mexa uma vez. Misture a farinha e o sal em uma tigela grande e faça uma cova no meio. Junte o alecrim, o azeite, o fermento, a pimenta e 240 mL de água morna. Aos poucos, misture os ingredientes até obter uma massa uniforme. A massa deve ficar macia e grudenta. Resista à tentação de acrescentar farinha! Polvilhe farinha na massa e sove por 5-7 minutos em superífice enfarinhada. A massa deve ficar uniforme e elástica. Coloque-a em uma tigela untada com azeite. Cubra com um pano úmido e deixe por 1h-1h30, até dobrar de tamanho. Em superfície enfarinhada, pressione a massa para tirar o ar. Cubra com pano seco e deixe descansar por 5 minutos. Pincele a fôrma com azeite. Coloque a massa na fôrma. Espalhe-a para distribuí-la de modo uniforme. Cubra com o pano e deixe descansar por 35-45 minutos até estufar. Preaqueça o forno a 200ºC. Espalhe o alecrim reservado sobre a massa, pressionando-a com a ponta do dedo para fazer covinhas. Coloque o azeite restante sobre a massa e espalhe sal grosso. Asse na grade superior do forno até dourar. Transfira para uma grelha até esfriar.
Dicas:
Essa massa é grudenta e chata de sovar. Se você tiver uma batedeira planetária, pode fazer a massa nela - e vai ser bom porque assim você irá resistir à tentação de colocar mais farinha. Algumas vezes realmente é necessário colocar mais farinha (ou até menos) por causa das variações que há no mercado, mas nessa receita a massa fica grudenta mesmo. Se a massa estiver sem formato, mole, aí sim você pode acrescentar mais um pouquinho. Mas tome cuidado nessa hora, coloque mais se for realmente necessário.
Eu não tinha sal grosso em casa e coloquei um pouquinho de flor de sal por cima.
Passe as folhinhas de alecrim que vão ficar por cima da focaccia no azeite. Isso evita que queimem no forno enquanto a focaccia assa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Eu comentaria isso!