quarta-feira, 3 de junho de 2015

Flor de Maçã


Dia desses minha mãe veio para mim com essa ideia super interessante que ela viu na internet: massa folhada + maçãs picadas bem fininhas enroladas juntas virando uma espécie de flor. Receita super fácil de fazer, além de ser deliciosa.

Ingredientes:

1 pacote (300 gramas) de massa folhada
1 maçã grande ou 2 pequenas
Suco de meio limão
Açúcar refinado (o quanto baste)
Canela para polvilhar (opcional)
Manteiga para untar

Modo de preparo:

Primeiro, fatie a maçã bem fininha, em formato de meio círculo (eu tenho um fatiador manual excelente, se você não tiver um, essa parte vai ser chata porque as fatias precisam estar bem fininhas mesmo). Depois, faça um caldo com o suco de meio limão, água e açúcar (essa parte é feita "no olho": pegue uma tigela, coloque o suco de limão e água o suficiente para cobrir todas as fatias de maçãs - elas devem ficar submersas; coloque açúcar a gosto - acho que usamos umas 4 colheres de sopa). Coloque as maçãs picadas nesse líquido. Abra a massa folhada e corte-a em retângulos longos de cerca de 4 cm de largura (como se fosse uma régua, porém mais larga). Corte esse retângulo longo que se formou ao meio, formando dois retângulos de mais ou menos 4 cm de largura por 20 cm de comprimento. Coloque as metades de círculos de maçãs sobre a metade superior desse retângulo, um do lado do outro (se estiverem bem fininhas, pode sobrepor algumas fatias), até preencher todo o comprimento dele (o lado da casca da maçã deve ficar um pouquinho para fora da massa para dar o efeito bonito depois de enrolar!). Vire a metade inferior sobre a superior onde estão as maçãs, aperte bem para não abrir, e vá enrolando a massa recheada, formando a flor. Quando terminar de enrolar, aperte bem a ponta restante para evitar que se abra enquanto assa. Coloque sobre uma assadeira untada, polvilhe açúcar por cima (e canela, se for usar), e leve ao forno preaquecido até dourar. Sirva morno.

Dicas:

Assim que fizer essa receita novamente, fotografo e coloco aqui o passo a passo. Não é nada difícil de fazer, mas para explicar sem ter fotos fica meio complicado.
1 pacote de massa folhada de 300 gramas rende 10 flores de maçã.

2 comentários:

Eu comentaria isso!