Quem gosta de massas, aprecia a diferença que há entre massas artesanais e as industrializadas. Mas poucos sabem o trabalhão que dá fazer isso em casa! Eu tenho cilindro de massas já faz tempo, e só agora tenho conseguido fazer macarrão e outros tipos de massa com uma certa habilidade. É bastante complicado porque exige força para sovar bem a massa e muita paciência na hora de abrir, rechear e cortar. Mas compensa... e como!
Ingredientes:
Para a massa:
200 gramas de farinha (eu usei tipo 00 que trouxe da Itália, mas se você não encontrar pode ser a comum mesmo)
2 ovos
1 colher (chá) de azeite
Água (o quanto baste)
Para o recheio e molho:
Cerca de 250 gramas de catupiry
80 gramas de gorgonzola (esmigalhe bem)
100 gramas de muçarela ralada ou picadinha
80 gramas de provolone ralado
1 pacote de molho pronto
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de preparo:
No processador, coloque toda a farinha e 1 ovo. Ligue e deixe misturar bem, só então adicione o outro ovo e o azeite. Se a massa ainda não tiver dado liga, coloque água aos poucos e bem devagar para não passar do ponto. Quando formar uma bola dentro do processador, a massa estará pronta para ser sovada (se você não tem um processador, pode misturar na mão mesmo - o trabalho vai ser maior, e a massa precisará ser sovada por mais tempo até atingir o ponto). A massa é dura, de textura firme. Em uma bancada enfarinhada, sove muito bem a massa, até ela ficar bem lisinha (leva entre 5 a 10 minutos). Essa parte é muito importante para facilitar na hora de abrir. Deixe então a massa descansar uns 30 minutos na geladeira, envolvida por um plástico.
Para o recheio:
Misture os quatro queijos até ficar uma massa homogênea. Reserve.
Em uma panela, aqueça o molho de tomate. Coloque um pouquinho de água, ele não deve ficar ralo mas nem tão grosso. Reserve.
Para a montagem da massa:
Separe uma panela com bastante água e sal e deixe ferver.
Monte o cilindro. Divida a massa em 3 partes. Passe a primeira parte no marcador zero por umas 10 vezes, sempre dobrando e virando a massa. Polvilhe farinha no cilindro e na massa quando for necessário. Depois, comece a aumentar os marcadores, e vá passando a massa até chegar na espessura desejada (para esse ravioli, eu usei até o marcador 7). Polvilhe farinha sobre uma superfície limpa e plana, coloque a massa aberta. Use um cortador para marcar o tamanho do seu ravioli (facilita na hora de rechear). Recheie com os queijos, pincele água envolta de cada quadradinho (ajuda na hora de fechar a massa) e coloque uma camada de massa por cima. Aperte bem para retirar o ar. Corte cada ravioli com o auxílio do cortador, e depois leve-os para cozinhar em água fervente (cerca de 3 minutos são suficientes). Escorra, misture com o molho quente e repita o processo com a massa restante até que acabe. Polvilhe parmesão e sirva.
Dicas:
Eu gosto de cozinhar o ravioli assim que fica pronto, ao invés de terminar com toda a massa e cozinhar tudo de uma vez. A massa depois de cortada e recheada começa a ressecar e a grudar na mesa. Então é melhor que cozinhe de uma vez. Além disso, colocar menos massa para cozinhar na panela torna o cozimento mais uniforme e evita que grude.
Se você não tem cilindro, a massa pode ser aberta com um rolo (mas vai dar trabalho, e você provavelmente não vai conseguir a espessura desejada).
Você pode usar vários tipos de recheio para fazer ravioli, mas evite os que soltam água ou recheios cremosos, pois estes furam a massa!
É importante não colocar sal na massa se você tem um cilindro (para não oxidá-lo).
Essa quantidade serve 2 pessoas.
Olha só as outras massa que já pintaram por aqui! Fica a dica!
Talharim de espinafre ao alho e óleo. |
Massa recheada de espinafre com ricota. |
Olá, Karen!
ResponderExcluirMacarrão caseiro dá trabalho mas a massa fica mais apetitosa!
O teu ravioli ficou perfeito, adorei!
Quanto a sua pergunta no meu blog sobre os biscoitos de queijo.
Como eu mesma disse, peguei a receita num blog de uma amiga, ela usou o queijo
meia cura, eu usei o queijo minas.
Como é biscoito de queijo creio eu que vai ficar muito bom com provolone, eu já fiz com
mussarela e deu certinho.
Agora aqui em casa nunca sobra p/ o dia seguinte, gosto de congelar para comermos quentinhos.
Bjs
Oi Andréa, muito obrigada pela resposta e pela visita!
ExcluirVou fazer esses biscoitos! Bjos
Vou fazer a receita, vou ter que fazer a massa sem gancho para massa e usar o rolo para abrir, agora não entendi você menciona que massa caseira é bem melhor que a industrializada traz uma farinha da Itália para fazer a massa e usa um molho de caixinha? Como assim? Molho pronto não se compara com um molho caseiro.
ResponderExcluirElisa, eu não disse que a massa caseira é melhor do que a industrializada, mas sim que há muita diferença entre elas. Dependendo do tipo de molho e da receita, eu gosto mesmo é da industrializada. Sobre o molho, em bons supermercados você acha molhos industrializados importados da Itália muito melhores do que nosso tomate brasileiro pálido e ácido batido no liquidificador com manjericão. Gosto é gosto.
Excluir