terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Muffin Salgado II



Eu já tinha feito uma receita de muffin salgado antes, mas essa é completamente diferente. Eu particularmente gostei mais dessa versão apenas pelo fato da textura ser mais leve (parece mais com um pãozinho recheado), apesar de ser um pouco mais trabalhosa (aqui, você irá usar batedeira; na outra versão, tudo era misturado manualmente). Ficou em dúvida? Faz as duas e compara!
Fonte: receita retirada (e adaptada) de um curso ministrado pelo site da Eduk.

Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de creme de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
3 colheres (chá) de azeite
1 colher (chá) de sal
150 gramas de queijo parmesão ralado
1 colher (chá) de orégano
1 colher (sopa) de fermento (de bolo)
Recheio a gosto

Modo de preparo:

Bater muito bem os ovos inteiros na batedeira (até ficarem bem espumosos). Desligue a batedeira e junte todos os ingredientes. Misture para incorporar. Ligue a batedeira novamente, na velocidade mínima, e bata apenas para misturar tudo. Desligue, misture o recheio delicadamente, despeje nas formas preparadas e asse em forno preaquecido (180ºC) por cerca de 20 minutos.

Dicas:

A massa fica meio grossa e pesada. Coloque massa até passar ligeiramente da metade da altura da forminha. Por falar em forminhas de papel, não deixe de usar nessa receita, são fundamentais.
Eu fiz meia receita, renderam 11 muffins. Para essa quantidade, recheei com mortadela picadinha (cerca de 100 gramas) e umas 2 colheres (sopa) de milho. Você pode misturar o que quiser: bacon, calabresa, salsicha, presunto, etc.
Sugiro consumir no dia. Se sobrar, ficarão meio duros.
Caso queira, pode usar uma cobertura e transformar seus muffins em cupcakes salgados. Eu não testei essa cobertura que foi dada no curso, mas disponibilizo para quem quiser:  cozinhe 4 batatas médias e passe-as pela peneira (ainda quentes) para obter uma pasta homogênea. Depois de fria, junte 100 mL de creme de leite, 50 gramas de queijo parmesão ralado fino e 4 colheres (sopa) de cream cheese. Misture bem e deixe na geladeira por cerca de 10 minutos. Transfira para um saco de confeitar e espalhe por cima dos cupcakes já assados e frios, decorando como quiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu comentaria isso!