segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pizza Pan



Pizza pan (para quem não conhece, pizza pan é aquela pizza de massa grossa, como a Pizza Hut) é uma polêmica, né?! Há quem goste e há quem odeie! Sinceramente, uma pizza boa na minha concepção deve ter uma massa finíssima que fica levemente crocante mas que não seja como um biscoito; sem contar o recheio que deve ser feito com ingredientes de qualidade e estar em abundância. Por isso, eu não chamaria a pizza pan de pizza e sim de torta. Cai muito melhor, não acham? É o que me parece, uma torta e das bem recheadas.
Resolvi manter o conceito de "pizza pan" porque é o que a maioria conhece, embora na minha cabeça isso seja uma torta. A massa é saborosa, nada complicada de fazer e o recheio pode ser com o que você quiser.
Fonte: Desafios Gastronômicos

Ingredientes:

Para a massa:
300 mL de água morna
10 gramas de fermento seco biológico (1 envelope)
1 colher (sopa) de açúcar
1/4 de xícara (chá) leite em pó desnatado (usei do integral)
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de óleo para untar a forma

Para o recheio:
Molho de tomate pronto a gosto
200-250 gramas de peito de peru
200-250 gramas de muçarela
2 colheres (sopa) de milho
2 ovos cozidos, picados em rodelas
1 tomate, em rodelas
1/2 pimentão verde pequeno, em rodelas
1/3 de uma cebola média, em rodelas
Orégano e azeite a gosto

Modo de preparo:

Para a massa:
Dissolva o fermento, o açúcar, o leite em pó e o sal na água morna. Deixe descansar por 5 minutos. Coloque a farinha em uma tigela grande, faça um buraco no meio e coloque o líquido com fermento. Vá misturando até virar uma bola homogênea (se ficar grudenta, junte um pouco mais de farinha). Sove por 10 minutos. Abra com a ajuda de um rolo, formando um retângulo/círculo do tamanho da forma (a minha forma é redonda e tem 35 cm de diâmetro). Unte a forma com o óleo e coloque a massa, ajeitando com as mãos para que cubra toda a forma. Deixe crescer por 1 a 2 horas em local coberto (eu coloco dentro do forno desligado, e cubro com um plástico), até dobrar de volume.

Montagem:
Preaqueça o forno (250ºC). Coloque uma camada de molho de tomate, espalhe o peito de peru, a muçarela, o milho, os ovos, as rodelas de tomates, as de pimentão e as de cebola. Salpique orégano e leve para assar até começar a dourar levemente o fundo. Sirva com um bom azeite.

Dicas:

Eu já havia feito essa receita numa outra ocasião, porém resolvi fazer metade da quantidade de massa e usei essa mesma forma de 35 cm. O resultado foi uma pizza pan relativamente fina, o que não é o nosso objetivo e por isso nem postei aqui. É importante manter as proporções massa/forma. Se você não quiser esse tamanho de pizza pan, reduza a massa e também o tamanho da forma.
Eu sovei a massa na batedeira planetária.

2 comentários:

Eu comentaria isso!