segunda-feira, 19 de maio de 2014

O melhor bolo de chocolate do mundo (até hoje!)


Eu sei que todo mundo tem o seu "melhor bolo de chocolate do mundo" e nessa postagem, trago o meu. Difícil é convencer cada um de que este sim é o melhor. Mas como não dou dona da verdade e estou sempre aberta a mudar de opinião, coloquei o "até hoje" para deixar isso bem claro!
Mas por que seria este o melhor bolo de chocolate do mundo? Porque além de ser muito saboroso, é perfeitamente úmido e derrete na boca. Nunca tinha experimentado nenhum bolo como esse. O gosto de chocolate é forte, e você não consegue ficar mastigando porque ele simplesmente dissolve. Se você gosta de bolo com essas peculiaridades, certamente irá gostar desse. A dona dessa receita é a chef Carole Crema, que deu um curso recentemente lá no site da Eduk.

Ingredientes:

200 gramas de manteiga
230 gramas de açúcar (1 e 1/4 xícara)
110 gramas de chocolate em pó (1  e 1/4 xícara)
3 ovos
180 gramas de farinha de trigo (1 xícara)
1 pitada de sal
200 mL de leite (3/4 xícara)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 colheres (chá) de fermento

Modo de preparo:

Bater muito bem a manteiga com o açúcar até ficar um creme firme e clarinho. Juntar os ovos, um a um, e bater após cada adição. Coloque o chocolate em pó, bata mais um pouco. Acrescente então a farinha, o leite e a essência, e bata bem. Por último, junte o fermento e bata apenas para misturá-lo à massa. Despeje numa forma e leve para assar em forno preaquecido (180ºC) até passar no teste do palito. Espere esfriar um pouco para desenformar.

Dicas:

Esse bolo tinha uma caldinha para servir, mas eu nem quis saber dela, quis o bolo puro mesmo. Quem quiser a calda, basta levar numa panela 1 xícara de leite, 1/2 xícara de chocolate em pó, 1 xícara de açúcar e 2 colheres de manteiga sem sal. Deixe ferver, mexendo ocasionalmente, até reduzir ligeiramente. Coloque um pouco de calda com uma concha por cima da fatia do bolo. Nesse caso, o bolo vai ficar encharcado de calda (é uma caldinha rala mesmo).
Esse bolo é muito, mas muito leve. Desenforme com cuidado, senão ele quebra mesmo.
A massa desse bolo não serve para rechear.

2 comentários:

  1. Fiz o bolo é maravilhoso, fofinho, dissolve na boca....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse bolo é incrível, né? Difícil não comer tudo de uma vez! :-D

      Excluir

Eu comentaria isso!